Estrella Galicia, cerveja espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, realizou anuncio oficial de que irá construir sua primeira fábrica no Brasil, o movimento traz mais uma marca de grande cervejaria para a disputa no mercado do país através de produção própria.
Focada no segmento premium, que tem crescido de forma consistente no Brasil já alcançando cerca de 20% do mercado total de cerveja, a Estrella Galicia quer, através deste investimento, consolidar o Brasil como seu principal mercado fora da Espanha e também impulsionar seu crescimento na região
A Estrella Galicia está presente em terras brasileiras desde 2008, através de uma produção terceirizada numa cervejaria no estado de São Paulo e também com produtos importados. A Hijos de Rivera, dona da marca, revela que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que possui cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país.
O portfólio da espanhola no Brasil compreende as cervejas Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A marca produz a maior parcela de seu volume comercializado no Brasil através de uma parceria com a cervejaria Casa di Conti, em uma fábrica em Cândido Mota, no interior de São Paulo. Cerca de 40% do volume vendido no país é importado da Espanha.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Desde o final dos anos 2000 a Hijos de Rivera, uma empresa familiar da região de La Coruña na Espanha, iniciou um projeto de internacionalização de suas marcas, onde o Brasil se tornou o principal foco, muito motivado pela aceleração de crescimento de seu mercado de cervejas premium.
A fábrica anunciada para a cidade de Araraquara será resultado de um investimento de cerca de R$ 2 bilhões e possui produção estimada inicialmente para 15 milhões de hectolitros por ano. Uma segunda etapa de expansão, sem data prevista, poderia dobrar a capacidade da planta industrial.
O anúncio da fábrica da espanhola foi precedido por um acordo de distribuição com o sistema Coca Cola no Brasil, o que contribuirá para viabilizar o aumento da presença da Estrella Galicia no país através de uma rede consolidada para venda de seus produtos. O acordo ocorreu em meio a busca da Coca Cola por novos parceiros uma vez que ela perdeu direitos de distribuição sobre alguns produtos da Heineken.
Através da parceria com a Coca Cola a marca espanhola espera aumentar sua presença em diferentes regiões do país. Atualmente seus produtos possuem vendas muito concentradas no sudeste. A nova fábrica também produzirá produtos para a exportação.
A estratégia da Estrella Galícia no país está direcionada a disputar o mercado de cervejas de maior valor agregado das grandes cervejarias do país, formado atualmente por Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis, que juntas detém mais de 95% do mercado brasileiro.
Um indicativo recente disso foi a criação de um time dedicado a promover conhecimento sobre cultura cervejeira, uma estratégia que tem se tornado comum para engajar o grande público através da apresentação de características mais específicas da bebida.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.