Estrella Galicia anuncia fábrica de R$ 2 bilhões, sua primeira no Brasil

Estrella Galicia, marca espanhola de cervejas, realizou o anúncio que construirá sua primeira fábrica no Brasil na cidade de Araraquara (SP)

Estrella Galicia, cerveja espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, realizou anuncio oficial de que irá construir sua primeira fábrica no Brasil, o movimento traz mais uma marca de grande cervejaria para a disputa no mercado do país através de produção própria.

Focada no segmento premium, que tem crescido de forma consistente no Brasil já alcançando cerca de 20% do mercado total de cerveja, a Estrella Galicia quer, através deste investimento, consolidar o Brasil como seu principal mercado fora da Espanha e também impulsionar seu crescimento na região

A Estrella Galicia está presente em terras brasileiras desde 2008, através de uma produção terceirizada numa cervejaria no estado de São Paulo e também com produtos importados. A Hijos de Rivera, dona da marca, revela que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que possui cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país.

O portfólio da espanhola no Brasil compreende as cervejas Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A marca produz a maior parcela de seu volume comercializado no Brasil através de uma parceria com a cervejaria Casa di Conti, em uma fábrica em Cândido Mota, no interior de São Paulo. Cerca de 40% do volume vendido no país é importado da Espanha.


Leia mais:

Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Desde o final dos anos 2000 a Hijos de Rivera, uma empresa familiar da região de La Coruña na Espanha, iniciou um projeto de internacionalização de suas marcas, onde o Brasil se tornou o principal foco, muito motivado pela aceleração de crescimento de seu mercado de cervejas premium.

Fábrica da Estrella Galícia no Brasil deverá produzir 15 milhões de hectolitros

A fábrica anunciada para a cidade de Araraquara será resultado de um investimento de cerca de R$ 2 bilhões e possui produção estimada inicialmente para 15 milhões de hectolitros por ano. Uma segunda etapa de expansão, sem data prevista, poderia dobrar a capacidade da planta industrial.

O anúncio da fábrica da espanhola foi precedido por um acordo de distribuição com o sistema Coca Cola no Brasil, o que contribuirá para viabilizar o aumento da presença da Estrella Galicia no país através de uma rede consolidada para venda de seus produtos. O acordo ocorreu em meio a busca da Coca Cola por novos parceiros uma vez que ela perdeu direitos de distribuição sobre alguns produtos da Heineken.

Através da parceria com a Coca Cola a marca espanhola espera aumentar sua presença em diferentes regiões do país. Atualmente seus produtos possuem vendas muito concentradas no sudeste. A nova fábrica também produzirá produtos para a exportação.

A estratégia da Estrella Galícia no país está direcionada a disputar o mercado de cervejas de maior valor agregado das grandes cervejarias do país, formado atualmente por Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis, que juntas detém mais de 95% do mercado brasileiro.

Um indicativo recente disso foi a criação de um time dedicado a promover conhecimento sobre cultura cervejeira, uma estratégia que tem se tornado comum para engajar o grande público através da apresentação de características mais específicas da bebida.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.