A cervejaria japonesa Asahi comprou a divisão de produção e distribuição da inglesa Fuller, Smith and Turner. A compra no valor de 327 milhões de dólares (250 milhões de libras) expande a presença da Asahi na Europa ao adicionar ao seu portfólio a London Pride, Frontier Lager e a cidra Cornish Orchards às marcas já integrantes do time Asahi como Peroni, Meantime e Pilsner Urquell.
A compra envolve a fábrica de Griffin em Chiswick, Londres, em operação desde 1654
Leia também: Brewers Association altera sua definição de cervejaria artesanal nos EUA
As mudanças estruturais recentes no mercado de cerveja que levaram a consolidação de conglomerados globais como AB Inbev e Heineken e os benefícios tarifários de pequenas cervejarias (que levaram a abertura de mais de 2 mil cervejarias artesanais no Reino Unido) tem sido desafiadoras para cervejarias de médio porte como a Fuller´s, segundo nota da própria empresa.
Esses desafios levaram a cervejaria a decidir pela venda da produção e distribuição de cerveja, mantendo porém sua estrutura de pubs e hotéis (responsáveis por 87% de seus lucros operacionais) que serão supridos dos produtos Fuller´s de acordo com aliança estratégica com a Asahi através de contrato de longo prazo.
Fortalecimento da Asahi
A Asahi declarou que a entrada dos produtos Fuller´s em seu portfólio reforça sua posição como líder em cervejas premium, e serão utilizadas na presença global da cervejaria.
A cervejaria japonesa tem ampliado consideravelmente seu portfólio através de aquisições na Europa, que incluem Peroni e Meantime, seguida da aquisição de marcas da SAB Miller devido sua junção com a AB Inbev em 2016.
Adicionalmente o grupo japonês adquiriu várias cervejarias do Leste Europeu, incluindo a lendária Pilsner Urquell da Repúplica Tcheca. Segundo a empresa as aquisições fazem parte da estratégia de se tornarem um player global com foco em um portfólio premium.