O grande crescimento apresentado pelo mercado de cervejas artesanais pelo mundo está calcado, além da produção de excelentes bebidas, no potencial de comunicação e engajamento que os meios digitais atualmente permitem atingir.
Mídias sociais conectam não só produtores com seu público, mas também grupos de aficionados que trocam experiências sobre o consumo da bebida pelo mundo.
Leia também: 5 motivos que explicam porque cerveja artesanal não é uma moda passageira
Nesse contexto, despretensiosamente após o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau de 2017, o entusiasta cervejeiro e cientista de computação Augusto Fontes teve a ideia de tentar compilar os dados do aplicativo de avaliações de cerveja Untappd para descobrir quais teriam sido as mais bem avaliadas pelo público do referido evento.
Augusto verificou que a compilação de dados era possível e decidiu no mesmo festival no ano seguinte publicar o ranking das avaliações num site após o encerramento do tradicional evento de Blumenau. “Percebi que houve um grande interesse do público e resolvi investir na ideia”.
Com isso ele decidiu criar em abril de 2018 o aplicativo Brewer Stage que tem desde então se destacado em eventos, ao permitir, entre outras funcionalidades, que o público conheça o ranking das cervejas que foram mais bem avaliadas nestes festivais.
Ao longo do próprio ano de 2018 o aplicativo foi crescendo em melhorias. “O sistema consegue mapear quando usuários tentam distorcer o ranking com avaliações concentradas em uma cerveja, por exemplo. Estas avaliações são desconsideradas e os usuários são bloqueados”, explica Augusto.
Além do ranking, o aplicativo funciona como uma agenda de festivais de cerveja não só do Brasil mas também no resto do mundo, pois diversos deles são cadastrados no Brewer Stage para que possam ser acompanhados.
Por exemplo, o aplicativo destaca neste momento o Leuven Innovation Beer Festival que ocorrerá na Bélgica em Abril e também o Dark Lord Day que ocorrerá nos Estados Unidos.
Antes do evento, para as cervejarias que disponibilizam sua taplist, o Brewer Stage permite que os usuários criem suas chamadas playlists, que são uma lista prévia das cervejas a serem provadas durante o festival.
O Brewer Stage já no ano passado passou a permitir o acompanhamento online do ranking nos eventos e apresenta uma timeline durante o festival que destaca avaliações de usuários experientes do Untappd, considerados com base na sua rede de amigos e número de cervejas avaliadas.
Mediante a contratação do sistema para o evento, os organizadores podem anunciar o engate de cervejas novas e anúncios de publicidade na timeline do festival.
No festival Slow Brew Brasil realizado em São Paulo em novembro do ano passado o Brewer Stage foi escolhido como ferramenta de apuração da premiação da cervejaria com melhores rótulos e do melhor lançamento do festival que foram conquistados respectivamente pela cervejaria cearense 5 Elementos e pela Russian Imperial Stout Coconut & Pancake Brunch Stout da própria 5 Elementos.
Leia também: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019
No Festival da Cerveja POA em Porto Alegre, também em novembro de 2018, o Brewer Stage ganhou um telão de LED onde o ranking das cervejas mais bem avaliadas pelo público era exibido ao vivo.
Já no Festival Brasileiro da Cerveja de 2019 (FBC 2019), realizado em Blumenau na semana passada, foram realizados 10.651 avaliações sendo a primeira colocada no ranking do aplicativo foi a Barley Wine MD Olorosso da cervejaria catarinense Mad Dwarf, seguida pela Imperial Mocaccino Stout com doce de leite e café da gaúcha Maniba e a Barrel Aged Brett Barley Wine BBBBW Fail Ale da também gaúcha Narcose.
Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!