A cerveja Cacildis atualmente é uma das apostas realizadas pelo Grupo Petrópolis para diversificação de seu portfólio e tem recebido uma série de investimentos para ampliar sua presença nível nacional
Criado pela Brassaria Ampolis, cervejaria cigana carioca iniciada em 2013, a Cacildis, bem como os outros rótulos da cervejaria do Rio de Janeiro, foram incorporados a partir do início de 2018 ao Grupo Petrópolis, terceira maior cervejaria do país e uma das maiores do mundo.
A Ampolis nasceu como a homenagem de Sandro Gomes, filho do célebre humorista Mussum, ao pai. O artista, que faleceu em 1994, se tornou o garoto-propaganda da marca que utiliza suas expressões e a sua foto nos rótulos.
Com o a incorporação o Grupo Petrópolis alinhou sua estratégia ao que tem sido feito pela quase totalidade das grandes cervejarias existente pelo mundo, que passaram a adquirir players menores ligados ao mercado de cerveja artesanal para buscar um reposicionamento dentro do mercado de cerveja.
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Esse movimento é estratégico pois o segmento de cervejas de maior valor agregado é a faixa que tem apresentado crescimento consistente ao longo dos últimos anos. Além dos rótulos da Ampolis, a Petrópolis consegue trabalhar nesta frente de seu portfólio com as marcas Petra e Black Princess, além da marca alemã Weltenbuger Kloster que é produzida por ela sob licença no Brasil.
A Cacildis foi o rótulo de escolha da Petrópolis para iniciar uma expansão de reconhecimento dos produtos da Ampolis pelo país, o que significa a realização da produção da cerveja em diferentes fábricas da empresa além de um investimento em marketing que suporte este crescimento, que atinge os meios de comunicação de massa, além de canais digitais e merchandising em pontos de venda.
“As cervejas premium representam o segmento de mercado cervejeiro que mais cresceu na última década. Claro que temos outros rótulos premium no portfólio do Grupo Petrópolis, mas, sem dúvidas, podemos afirmar que a parceria com a Brassaria Ampolis nos impulsionou na conquista desse nicho de consumidores.” comentou Eliane Cassandre, head de marketing do Grupo Petrópolis, sobre a marca em entrevista a Catalisi.
A estratégia de expansão da Cacildis sofreu com alguns obstáculos desde o ano passado devido a pandemia que afetou canais de venda importantes para a disseminação do rótulo a nível nacional.
“Desde que a parceria com o Grupo Petrópolis foi iniciada, a Cacildis ganhou espaço em território nacional, chegando a locais que antes não era encontrada, como a região Nordeste, por exemplo. Claro que, assim como todo o mercado cervejeiro no início da pandemia no ano passado, a Ampolis também sentiu forte impacto com os fechamentos de bares e restaurantes – onde se concentra a maior parte das vendas de cerveja. Mas a marca tem se recuperado bem, com produção total e expectativas de lançamentos.” comentou a head de marketing sobre a expansão do rótulo.
A Petrópolis enxerga um potencial importante nos rótulos da Ampolis na sua composição de portfólio, em grande parte devido o diálogo facilitado pela construção da marca que facilita o diálogo sobre a diversidade de seus rótulos com o público.
Além da Cacildis, que funciona como uma “abre-alas” para a marca, a Ampolis possui um repertório de outras cervejas que podem ser expandidas conforme a Petrópolis avaliar o momento e a demanda existente no mercado.
“A homenagem ao Mussum já é um grande potencial nacional. O carisma e o carinho que as pessoas têm pelo personagem, atrelado a produtos de qualidade, ajudam a difundir a cultura cervejeira, levando, ao grande público, cervejas artesanais com receitas inovadoras e estilos não óbvios. Além disso, a Ampolis é uma marca divertida, o que permite muitas possibilidades de contato.” avalia Eliane.
Além dos rótulos de linha a marca da Ampolis tem sido utilizada também para a produção de rótulos experimentais em ocasiões especiais. Por exemplo, os 80 anos de nascimento de Mussum marcou o lançamento de New England IPA ‘Aveludadis’, cerveja de edição limitada que foi comercializada no site de e-commerce da Petrópolis, o Bom de Beer.
O Grupo Petrópolis pretende avançar em sua estratégia de ampliar a repercussão da marca e casar a utilização de seu e-commerce para ativar estas operações nos tempos atuais, e incrementar a utilização de rótulos sazonais.
“A Ampolis tem um potencial muito grande e nossas expectativas são sempre as melhores possíveis. Ela é uma marca divertida e com apelo nacional. Temos planejado mais ações e estratégias para ativar nossa operação, principalmente no e-commerce, já que ainda estamos em tempos de pandemia. Estamos lançando os novos rótulos sazonais sempre através do Bom de Beer” finaliza a executiva do Grupo Petrópolis.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.