A Dude, marca gaúcha de café e cerveja artesanal, está dando um passo na direção de ter um espaço próprio onde reúna produção e serviço ao público de todas as suas marcas.
O chamado Beco Dude será inaugurado em outubro e reunirá cervejaria, torrefação de café e um bar de atendimento ao público oferendo uma experiência que envolva esses dois universos embalados pela marca psicodélica criada pela empresa.
A Dude nasceu como uma marca de cafés especiais em 2019 na cidade de Caxias do Sul (RS) e em 2021 resolveu investir também na produção de cerveja artesanal, terceirizando essa produção em fábricas parceiras.
A Dude desde então focou no nicho de mercado de bebedores entusiastas comumente chamados de beergeeks, que oferece a oportunidade de venda de produtos de alto valor agregado e que demanda o acompanhamento de tendências, além da criação de marca de forte apelo via redes sociais.
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja
Produção de lúpulo triplica no Brasil em 2023
O Beco do Dude será uma reunião das marcas criadas pelos empresários Guilherme Dossin, Jocemar Gross e Luciano Vargas, unindo esses 2 mercados, café e cerveja artesanal, em um só local e agregando o serviço ao público. O espaço também contará com o Rango da Dude para oferecer comida ao público num espaço de 700 m².
Com investimento a Dude cria um espaço para produção própria, o que alavanca suas margens, e cria um espaço de reforço da marca para públicos de dois mercados que possuem uma série de interfaces e sinergias.
Com as obras da revitalização em andamento, o local escolhido para recepcionar esse empreendimento fica junto ao campus-sede da Universidade de Caxias do Sul, onde antes funcionava um bar tradicional que também contava com quadra de esportes.
O estabelecimento abrigará as marcas de maneira diferenciada, cada uma com sua identidade dentro do mesmo espaço, com inspiração em locais acolhedores e informais, como mercados públicos ou, ainda, as antigas bodegas. A Dude Coffee oferece diversas opções de cafés especiais, torrados no local e com matéria-prima advinda de pequenos produtores.
“Embaixo será a cervejaria, torrefação e todas as nossas operações. A torrefação terá um espaço exclusivo, ao lado da cervejaria. É uma área muito legal onde conseguimos preservar a história do lugar, com paredes originais e piso em parquet da quadra, e quem sabe até uma cesta de basquete pra fazer campeonatos de arremesso. Esse espaço entre torrefação e cervejaria vai funcionar de diferentes maneiras. É ali que irá acontecer workshops de café, exposições, campeonatos de beer pong e mais um monte de coisas que estamos criando.” comentou Guilherme Dossin, um dos sócios da Dude.
A Dude Brewing traz diversos tipos de cerveja artesanal, sendo várias delas reconhecidas em premiações nacionais. Com os trabalhos iniciados em 2021, já produziram cerca de 75 rótulos. Cada lata da Dude custa cerca de R$ 50 reais para o consumidor final. A nova cervejaria terá capacidade inicial para a produção de 5 mil litros por mês.
A novidade fica por conta da nova marca, a Rango do Dude. A elaboração do cardápio conta com a consultoria gastronômica de Christian Ravanello. Serão oferecidas opções de lanches feitos na hora, como sanduíches, saladas, torradas e doces, entre outros, além da possibilidade de servir brunch aos finais de semana.
O investimento no Bedo da Dude é de aproximadamente R$ 2 milhões, com a expectativa de aumento em 50% da capacidade produtiva cervejeira e em até 30% da quantidade torrada de café durante o primeiro ano de funcionamento do empreendimento.
Atualmente, a Dude Coffee possui duas unidades de cafeterias próprias, uma em Caxias do Sul e outra em Farroupilha (RS), além de um licenciamento de marca em Porto Alegre (RS).
De acordo Guilherme Dossin, o novo espaço é um local para descobrir o cotidiano, celebrando a fusão de culturas que representa as marcas da Dude. “Estaremos presentes com produtos fresquinhos, café recém-torrado, cerveja vinda direto dos tanques e comida para comer com as mãos. Escolhemos, também, ocupar um lugar com história, onde a comunidade possa viver a cultura urbana”, aponta Dossin.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.