A Heineken decidiu dar um toque de modernidade ao tradicionais coolers de verão, usados para consumir bebidas no verão, estação do ano que começou a pouco tempo no hemisfério norte. A marca criou um robô autônomo chamado Heineken BOT – Beer Outdoor Transporter – (transportador autônomo de cerveja, numa tradução livre)
O Heineken BOT pode conter até 12 latas de cerveja, e segue seu dono em quase qualquer lugar e tem uma personalidade “charmosa” desenvolvida com Inteligência Artificial, quer permite ao dispositivo interagir com as pessoas.
O robô parece com um minúsculo equipamento agrícola e sua operação é muito semelhante com o personagem R2-D2 do clássico de ficção científico do cinema Guerra nas Estrelas, que fica a serviço do seu dono e o segue prestando serviços, nesse caso oferecendo cerveja gelada.
A máquina possui quatro rodas pequenas mais duas rodas grandes, sensores, um cérebro que executa IA e capacidade para armazenar uma dúzia de latas além de gelo. O BOT não consegue ultrapassar grandes obstáculos por não possuir pernas, mas já é configurado para não cair em precipícios.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
O vídeo promocional (veja logo abaixo) indica que o robô provavelmente aguenta rolar na grama de um parque, mas provavelmente não conseguirá se deslocar em terrenos mais acidentados. Mostra também uma pequena tela e um alto-falante que permite ao robô cumprimentar as pessoas.
Criado pela Heineken para uma ativação da marca no período do verão, transportadores autônomos de cerveja em alguns anos terão campo de atuação dentro do uso pessoal e também nos sistema de entregas comerciais de diversos produtos, incluindo cerveja. Neste último caso os entregadores robôs estarão associados a dispositivos de venda online e em alguns lugares do mundo esses sistemas já se encontram em fases de testes.
O Heineken BOT foi criado apenas para uma ação promocional e não estará a venda, o único jeito do público poder adquirir um é através de um sorteio da marca que ocorrerá em 1º de Julho. No site de divulgação a Heineken não menciona restrição de região para o sorteio, apenas que os participantes precisam ter mais de 21 anos, mas provavelmente só poderão participar pessoas residentes nos EUA.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.