Escolhendo a melhor envasadora de latas para sua cervejaria

Latas estão se tornado cada vez mais importantes para microcervejarias e a compra de linhas de envase de latas também precisam de atenção

Para pessoas envolvidas com o mercado de cerveja artesanal é fácil perceber o papel cada vez mais importante que latas ocupado em diferentes aspectos do portfólio das mais variadas cervejarias

Mais recentemente, com o impacto da pandemia, as latas ampliaram seu potencial de vantagens dado serem mais leves que outras embalagens o que as torna mais atraentes sob o ponto de vista de custo na distribuição para o varejo ou para vendas online, além de apresentarem perspectivas de estar sob menor risco de escassez do que garrafas.

Para as operações de uma microcervejaria que realiza vendas à distância escolher uma envasadora de latas que seja adequada a sua escala e seu perfil de negócio é um ponto fundamental para que o uso de latas seja bem sucedido e nesse texto serão dadas algumas dicas para que esta decisão seja facilitada.

Entender qual a capacidade de envase de latas necessária, em latas por minuto, é um ótimo primeiro passo e isso já dará uma boa ideia de quanto dinheiro será necessário investir no equipamento.


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Junto a necessidade envase atual é indispensável incorporar qualquer plano de expansão que a cervejaria tenha em mente, caso contrário a envasadora pode rapidamente se tornar um ponto de limitação para que a cervejaria tenha uma quantidade satisfatória de seus produtos na embalagem.

Adicionalmente, utilize velocidades de envase factíveis em suas projeções. Os equipamentos dificilmente conseguem utilizar sua velocidade máxima durante a maior parte do tempo e esta velocidade também varia de acordo com a condição da bebida.

Nível de automação da linha de envase precisa ser avaliado

O ponto de envase de latas é só uma das etapas no processo para se utilizar a embalagem, outros equipamentos acessórios podem tornar a sequencia do envase mais ou menos automatizada.

Buscar avaliar junto ao fornecedor quais os desses acessórios podem ser adicionados posteriormente com maior ou menor facilidade ajuda muito no processo de decisão de como será feito o investimento. Um pouco menos de trabalho manual com um pouco mais de investimento muitas vezes traz retornos valiosos para a cervejaria.

Avaliar de forma global o impacto da linha de envase sobre o layout da cervejaria também é muito importante. Ter um plano para o fluxo do produto dos tanques para a linha de enlatamento e em seguida para o armazenamento ou uma câmara fria ajuda a criar um processo eficiente, trazendo ganhos para a operação.

Fundamental lembrar também que é necessário planejar espaço para o armazenamento das latas que serão utilizadas além de equipamentos auxiliares como compressores de ar e cilindros de CO2.

Sistema de enchimento é o ponto mais importante da envasadora

Sistema de enchimento é a parte mais importante do envase, por isso é importante avaliar características como enchimento de contrapressão versus enchimento atmosférico, custo e facilidade de mudança entre diâmetros de corpo de lata e volumes de enchimento, e disponibilidade de peças sobressalentes, além de possíveis dificuldades de realizar a manutenção e os reparos necessários.

Com tantas cervejarias procurando entrar em novas categorias de bebidas, além da busca de inovação em embalagens, a busca de versatilidade do equipamento tem se tornado algo essencial. Equipamentos que são flexíveis e fáceis de trocar permitirão uma adaptação muito mais fácil às mudanças nas condições de marketing e também a restrições inesperadas da cadeia de suprimentos, que podem acabar limitando os tipos de latas a serem utilizadas.

Para finalizar, é essencial também avaliar o serviço de pós-venda. É possível entrar em contato facilmente com a equipe para obter ajuda? Qual o custo para estes serviços? Qual é o tempo de garantia? Com que frequência a máquina precisará de manutenção? Existem peças consumíveis para entrarem na rotina de orçamento? Todas essas perguntas ajudarão a permitir que o envase de latas possa ser utilizado de forma racional e gere bons resultados.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.