A Colorado, cervejaria pertencente a multinacional Ambev, continua seu ritmo de expansão de portfólio, agora com o lançamento da primeira cerveja com certificação orgânica da gigante. O lançamento é a Colorado Orgânica, cerveja com adição de cambuci, fruta típica nacional.
O cambuci é o fruto de uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. A espécie esteve em risco de extinção por ser fortemente explorada em função de sua madeira de excelente qualidade para a fabricação de ferramentas e utensílios básicos e também pelo desmatamento com finalidade de crescimento de cidades.
A Colorado Orgânica é uma fruit beer produzida com cambuci. O fruto é produzido em Sistemas Agroflorestais, chamados de SAFs, que combinam culturas agrícolas com árvores florestais e frutíferas na mesma área para adquirir uma utilização mais eficiente dos recursos naturais como solo, água e energia.
A cerveja é suave e refrescante, com baixo amargor (10 IBU) e possui 4% de teor alcoólico. O cambuci, uma fruta de grande potencial, mas ainda pouco explorada na produção de cerveja, contribui com uma leve acidez e aromas herbais e cítricos.
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“A Colorado é uma cervejaria artesanal que enaltece e prioriza os ingredientes e sabores brasileiros. Fomos buscar um pouco da nossa cultura alinhada com a valorização do trabalho de pequenos e microprodutores agrícolas”, explica Daniel Carneiro, gerente de marketing de Colorado.
A Colorado é a principal cervejaria da Ambev em seu portfólio craft da América Latina, a marca, adquirida pela multinacional em 2015, completou 25 anos de trajetória este ano, sendo uma das primeiras microcervejarias do Brasil.
Nos últimos anos a cervejaria tem intensificado seu ritmo de lançamentos, reproduzindo uma dinâmica muito presente no mercado de cervejas artesanais movido por produtores independentes. Essas ações permitem tanto testes de aceitação como também criação de reputação pelo caráter inovador deste tipo de mercado.
No caso da Colorado Orgânica, o lançamento adiciona elementos de valorização do pequeno agricultor e da produção agrícola consciente, tema muito valorizado e enxergado de forma positiva nos tempos atuais, além de ser alinhado com os valores da marca que busca comunicar o sabor presente na biodiversidade brasileira.
As peças de publicidade do novo produto caminham nesta direção, ressaltando a importância do pequeno agricultor e de como produzir com a tradição do cuidado do campo é o que trará a cerveja do futuro.
De acordo com a cervejaria, a certificação orgânica demanda um processo minucioso e que inclui toda a cadeira produtiva da cervejaria em Ribeirão Preto, que necessita manter um rigoroso sistema de limpeza e assepsia para garantir que a produção da cerveja não tenha nenhum contato com produtos que ainda não sejam orgânicos.
O lançamento recebeu distribuição no e-commerce da Ambev, Empório da Cerveja, no Bar do Urso, rede de bares da Colorado além de redes de varejo, bares, restaurantes, lojas especializadas em todo Brasil.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.