Planejar e gerir uma microcervejaria é um processo que demanda uma série de tarefas e muitas delas não são facilmente percebidas para os iniciantes no mercado. E como todo negócio relacionado a pequenos produtores, é comum um foco muito grande de início apenas na produção da bebida.
Porém, atuar no mercado de cerveja requer estabelecer conexões com o consumidor final e também criar elos com outros participantes da cadeia, e nisso o planejamento e construção de uma marca é crucial.
Uma das grandes inovações que o mercado da cerveja artesanal trouxe para a bebida, que ganhou muito desenvolvimento nos Estados Unidos, foi oferecer a possibilidade da construção de marcas com um posicionamento muito diferente do tradicional associado a cerveja até então.
É a marca que cria o universo com o qual os consumidores irão interagir e formar a sua percepção em relação a cervejaria e seus produtos. Seja um pequeno brewpub ou uma cervejaria que almeje distribuir suas cervejas por diversas regiões o planejamento de marca permite a ampliação e manutenção do reconhecimento dessas empresas.
Leia mais:
Zapata Cervejaria investe e cervejas complexas
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
A estratégia da marca de uma cervejaria não é decidir sobre as opções de design de logotipo, ou especificações de cores e tipografia. Muito antes desses assuntos, planejar a marca significa entender sua própria história, e como ela tem um potencial de engajar o público, tudo isso alinhado com uma estratégia de atuação
Modelo de negócios (foco nas vendas diretas ou distribuição), público alvo (um pequeno nicho da cerveja artesanal ou diferentes perfis de consumidores), região de atuação (rural, pequena cidade, grande cidade), visões de longo, valores do negócio, tudo isso precisa influenciar as decisões relacionadas a marca.
Tornar esse processo com resultados eficientes requer um devido planejamento para que a marca tenha coesão e ofereça ao longo do tempo uma comunicação com o público criativa e interessante, sem isso as chances de sucesso muitas vezes se tornam nulas.
O grande trunfo que cervejarias artesanais tem em suas mãos para se diferenciarem é a autenticidade. A partir dela pode se construir marcas que tenham apelo verdadeiro com o público e gere interesse pelos seus produtos.
Elaborar como deve ser o trabalho para que essa autenticidade em conexão com o universo da cerveja esteja explícita é um dos grandes desafios que cervejarias possuem ao longo do tempo com as trocas de gerações de consumidores e de tendências dentro do setor.
Muitas vezes trabalhar com agências que desconhecem as particularidade desse mercado acaba por trazer soluções artificiais e que não criam a repercussão desejada. Na verdade, por vezes o resultado desses trabalhos atua no sentido contrário levando a uma comunicação artificial e que gera desconstrução da marca da cervejaria e de seus produtos
O mercado da cerveja artesanal é formado por diversas engrenagens e o papel desempenhado pela marca ajuda com que todas elas possam trabalhar mais facilmente.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.