O sucesso e crescimento de diversidade de marcas dentro do mercado de cerveja traz junto a ele uma série de desafios para as cervejarias, em especial para aquelas que precisam se posicionar dentro das prateleiras repletas de ofertas de cervejas diferentes onde a embalagem desempenha um papel fundamental.
Conseguir ganhar atenção e reconhecimento do público consumidor nesse momento é crucial entre as diversas alternativas que ele tem a vista. e existem diferentes métodos que possibilitam aumentar as chances de sucesso de uma marca de cerveja dentro deste processo.
Num passado já distante para uma boa parte dos lugares, onde a diversidade de produtos era pequena, o fator de planejamento e avaliação das embalagens de cerveja apresentava um papel menos relevante, algo que já não é mais a realidade atualmente.
E com o potencial de crescimento e diversificação dentro do mercado cervejeiro a embalagem irá se tornar um elemento cada vez mais importante, requisitando uma sofisticação da avaliação do seu papel dentro do produto cada vez maior.
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Logicamente, tudo isso precisa estar conectado a outras variáveis como tipo de envase da bebida, preço do produto, público alvo projetado e a própria marca da cervejaria para que ao final do processo a embalagem possa cumprir a sua missão na conexão final com o público consumidor.
O líquido, para a cerveja, desempenha um papel que é complementado pela embalagem e é importante entender que, quando se pensa no mercado de gôndolas no varejo, tanto o líquido quanto a embalagem são o que representam o produto final que vai buscar sua oportunidade de reconhecimento frente ao consumidor.
Para cervejarias, quando se vende um produto embalado, a embalagem faz parte de uma experiência muito importante dentro do processo de consumo do bebedor. Ela permite recordações da marca, maior entendimento sobre a comunicação do posicionamento da cervejaria e complementa a própria ocasião de consumo.
Uma lata de 350 ml de uma cerveja de linha perfeita para um encontro casual entre amigos proporciona uma relação totalmente diferente de uma garrafa rolhada de 750 ml que participa de uma celebração especial. Mas existem diversas oportunidades de ganho de relação com o consumidor se os diversos aspectos dessas embalagens forem planejadas para execução do seu trabalho.
Muitas vezes as embalagens precisam ser reavaliadas ao longo do tempo, conforme o mercado e o negócio da própria cervejaria vai evoluindo.
A chegada de uma nova geração de concorrentes ou uma nova geração de consumidores pode fazer o design e ilustração de um produto ficar ultrapassado precisando de algum nível de atualização ou talvez o sucesso de um determinado produto abra oportunidades da expansão dele de garrafa para também o universo das latas, tudo isso precisa ser avaliado periodicamente.
A transição entre diferentes embalagens também requer um trabalho de comunicação e acompanhamento para que seu impacto não provoque confusão junto ao público e para que ele entenda que ao final terá a mesma cerveja desejada.
É fundamental lembrar que, para o mercado de cerveja, o caminho até a hora de beber é sempre antecedido por uma grande cadeia de momentos e para o consumidor final a embalagem desempenha um papel importante em muitos deles.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.