Cosabella: Nova marca amplia experimentações entre cerveja e vinho

Nova marca investirá em produção de cervejas fermentadas com mosto de uva e vinhos ancestrais que também permeiam o mundo das cervejas

Bebidas híbridas entre cerveja e vinho estão se tornando um nicho crescente e a nova marca brasileira Cosabella está desenvolvendo um projeto para elevar a tendência a um novo patamar.

Utilizando leveduras mais comuns para cerveja em vinhos, combinando mosto cervejeiros com o de uvas e também produzindo Pet Nat, uma classe de espumantes de vinhos naturais a Cosabella é um projeto que focará exclusivamente em experimentações.

Conforme um nicho mais específico de consumidores vai se tornando cada vez mais interessado e experiente em relação ao universo de cervejas artesanais, uma nova gama de oportunidades de criações vai se tornando possível, sendo uma delas a produção de bebidas fermentadas mais experimentais.

Dentre essas possibilidades, a produção vinhos que lembrem cervejas e cervejas que adicionem características de vinhos com a utilização de ingredientes e técnicas mistas tem se tornado uma tendência mundo a fora e já explorada no Brasil por algumas marcas como a Catalisi já publicou anteriormente.


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A Cosabella entra nesse cenário como um projeto 100% dedicado a valorização de cepas, do terroir e receitas ancestrais, além do resgate às histórias por trás de cada ingrediente na produção de bebidas que carreguem características de cerveja e de vinhos.

Por trás do empreendimento está o sócio da Cervejaria Cozalinda e fundador da Datalogística Carlos Pavanelli; o co-fundador, cervejeiro e blender da Cozalinda Diego Simão Rzatki; também no grupo o Enólogo e fundador da Vinícola Dom Dionysios e da Cervejaria Donner IvanTisatto; e o sócio e cervejeiro na Cervejaria Donner Lázaro Araujo.

“Desde 2017 a Cozalinda ensaiava a produção de uma linha de bebidas com uvas, em 2019, lançamos com a Doner a Sympotein Merlot: uma Wild Italian Grape Ale com uva Merlot. No ano seguinte fizemos uma segunda safra e então decidimos unir forças e lançar uma marca focada em produções com uva”, conta Rzatki.

Valorização de uvas simples com produtos excepcionais é o objetivo da Casabella

O principal objetivo da Cosabella é valorizar uvas que foram importantes para a colonização italiana e também provar que é possível fazer excelentes produtos com uvas ”simples” e com microorganismos e ingredientes locais. Um dos lançamentos da nova marca é um Pét-nat feito com uva cepa de uva americana Isabel.

As produções serão realizadas entre Caxias do Sul e Florianópolis, locais onde os sócios já possuem estrutura apta para acomodar os produtos durante as delicadas fases de fermentação. Os produtos serão safrados e sempre com produções limitadas. “Assim como as cervejas receberão mosto de uva para sua fermentação, também faremos vinhos que recebem lúpulos brasileiros, por exemplo. A ideia é trabalhar ao máximo com ingredientes próximos e aproveitar do terroir que está ao nosso redor. É o que estamos chamando de Terroir Brasiliano”, explica Diego.

Os primeiros produtos da Cosabella são os Pét Nat Sabel, Trebiano & Chardonnay e as cervejas Wild Italian Grape Ale – Cabernet Sauvignon e Brett Italian Grape Ale – Trebiano & Chardonnay.

SOBRE A CERVEJARIA COZALINDA

Nascida do sonho de dois irmãos manezinhos, em 2014, a Cozalinda é uma cervejaria que tem como missão levar um pouco de Floripa em cada garrafa. As cervejas com terroir local, usam ao máximo os insumos locais, como a mandioca e os microorganismos, deixando inclusive que a temperatura da região controle as fermentações. Toda uma filosofia que levou à produção de cervejas ácidas complexas e que sempre fermentam em barris de madeira.

SOBRE A COSABELLA

Uma empresa de fermentações com uva, que nasce produzindo cervejas da fruta e vinificados, como pét-nats e sur-lie.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.