A Heineken anunciou no início de setembro que assumiu a propriedade total da Beavertown Brewery. cervejaria artesanal localizada em Londres na Inglaterra. O valor da compra não foi divulgado.
Desde 2018, o grupo cervejeiro holandês detinha uma participação minoritária de 49% na maior cervejaria de Londres. Como parte do desta aquisição parcial inicial, a Heineken concordou em investir 40 milhões de libras (53 milhões de dólares) para construir uma nova cervejaria de última geração com capacidade de meio milhão de hectolitros em Enfield, norte de Londres, que começou a operar em 2020.
A Heineken espera que a compra permita que a marca cresça significativamente. A Beavertown está atualmente crescendo três vezes mais rápido que as outras artesanais britânicas e o dobro de seu concorrente mais próximo.
De acordo com a Heineken, Beavertown continuará a ser operada separadamente da Heineken UK, com suas próprias equipes funcionais, incluindo vendas, marketing, fabricação de cerveja entre outros.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Como parte do acordo entre as duas empresas, o fundador da Beavertown, Logan Plant , filho do vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant , deixará o cargo de CEO e assumirá um novo papel consultivo, com o veterano da Heineken Jochen Van Esch , assumindo o novo cargo de diretor administrativo.
“A jornada de Beavertown não sofrerá grandes mudanças porque a estratégia está certa – a marca está em crescimento, tem uma cultura e um espírito de trabalho fantásticos e as pessoas adoram as cervejas. Apoiaremos, investiremos e expandiremos a empresa, e estou incrivelmente empolgado com o futuro”, declarou Van Esch.
“A Beavertown começou na minha cozinha, dez anos atrás”, disse Logan Plant. “Desde a fabricação de cerveja em uma panela de arroz até uma das cervejarias britânicas de maior sucesso nos últimos anos, empregando mais de 160 pessoas e produzindo 360.000 hectolitros de cerveja. Seu sucesso é algo que eu nunca poderia ter previsto naquela época, e estou extremamente orgulhoso por termos acertado o acordo com a Heineken UK, que é o próximo passo natural para Beavertown, suas marcas e, mais importante, seu time.
“A cultura de Beavertown é incrivelmente importante – nossa criatividade única em nosso design e marketing, nosso desejo de produzir as melhores cervejas e a paixão pela excelência no momento em que as pessoas pedem uma cerveja – e isso é algo que continuará. Com a Heineken UK, temos um parceiro que fornece suporte, aconselhamento e investimento, e nos dá espaço para florescer. Sem eles, meu sonho de ser uma cervejaria de renome mundial que começou com aquela panela de arroz há uma década, teria sido impossível. Jochen trabalhou de perto com todos nós e tenho absoluta confiança de que, sob sua administração, o futuro de Beavertown está brilhando”.
A Heineken comprou recentemente também outra cervejaria artesanal londrina, a Brixton Brewery. Além dessas, dentro da Europa, a gigante holandesa também possui cervejarias artesanais adquiridas em sua terra natal e na França.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.