A Heineken divulgou que está ampliando seu investimento no Brasil com um aporte de R$ 1,5 bilhão na Região Nordeste para ampliação da capacidade das cervejarias de Igarassu em Pernambuco e e Alagoinhas na Bahia.
O movimento visa ampliar a oferta da Heineken nas regiões Norte e Nordeste de seu portfólio premium e mainstream puro malte de forma geograficamente mais eficiente, de acordo com informações fornecidas pela companhia.
Atualmente o grupo Heineken Brasil possui 14 cervejarias operando no território nacional e uma nova ainda em construção na cidade de Passos no estado de Minas Gerais. O Brasil é o maior mercado consumidor da Heineken no mundo desde 2019.
Os resultados operacionais de primeiro trimestre deste ano da Heineken no Brasil se destacaram no cenário mundial da empresa, apresentaram uma alta de cerca de 25% na receita líquida, alavancada por aumento de preços e crescimento de volume de vendas.
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O crescimento em vendas do portfólio premium no Brasil, mesmo com aumento de preço no cenário recente, parece estar dando confiança para a busca de investimentos da Heineken no país mesmo num cenário econômico desafiador
A unidade de Igarassu (PE) irá triplicar a sua capacidade produtiva das marcas Amstel e Devassa além de aumentar em 45% a operaçao de linhas de embalagens retornáveis. A fábrica de Alagoinnhas (BA) vai ampliar em 60% a sua capacidade de produção da marca Heineken.
Há cinco anos o Brasil era apenas o 17% mercado consumidor de Heineken no mundo e a rota de ampliação para os produtos Heineken no país tem sido alimentada por uma mudança no perfil de consumo do brasileiro que tem migrado para marcas mais caras nas mais diferentes classes sociais, acompanhado por investimentos da companhia para capitalizar em ofertas explorando essa oportunidade.
“Estamos hoje suprindo uma demanda que já existe. Estamos alocando parte do volume que já temos em outras cervejarias para essa, para um ganho de eficiência geográfica. A fábrica vai abastecer toda a Região Norte e Nordeste” declarou o CEO da Heineken Brasil, Mauricio Giamellaro.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.