O braço norte-americano da AB-InBev, conglomerado do qual a brasileira Ambev faz parte, anunciou está fechando as portas de duas de suas cervejarias artesanais nos EUA, Wynwood Brewing em Miami, Flórida, e Golden Road Brewing em Sacramento, Califórnia.
Os fechamentos ocorrem na continuidade de uma reorganização da estratégia da AB InBev para o seu portfólio de cervejarias artesanais num momento onde o segmento não apresenta mais o crescimento anterior no mercado dos EUA. A gigante vendeu 8 de suas marcas ligadas a este mercado no último ano.
A despeito do fechamento das duas cervejarias as marcas da Wynwood Brewing e da Golden Road Brewing continuarão a ser fabricadas em outras unidades da AB InBev, algo que já acontecia antes, mirando apenas distribuição para o varejo, bares e restaurantes
A Wynwood Brewing irá fundir sua operação com sua empresa irmã Veza Sur após o fechamento que fica situada na mesma rua e também pertence a gigante.
Leia mais:
Zé Delivery bateu recorde no fim de 2023 com mais de 55 milhões de usuários
“Crescimento meteórico da cerveja artesanal nos EUA acabou” declara Brewers Association
Já detalhes sobre a reorganização da operação da Golden Road não foram mencionados, mas foi declarado que as cervejas da marca irão continuar a ser produzidas.
“A difícil decisão de fechar o Golden Road Sacramento Brewpub reflete as atuais realidades operacionais enfrentadas por toda a indústria de restaurantes e hospitalidade, e estamos comprometidos em apoiar nosso pessoal durante esta transição”, disse Craig Weiner, gerente geral da Golden Road Brewing, em um declaração. “Estamos tremendamente gratos a esta comunidade e ao seu apoio ao longo dos anos e, embora o Sacramento Brewpub esteja fechado, esperamos continuar a oferecer-lhes as cervejas que conhecem e adoram nos seus bares, restaurantes e lojas favoritas.” complementou ele.
O mercado de cervejas artesanais nos EUA está passando por uma fase de amadurecimento após anos de crescimento meteórico, o que signfica taxas de crescimento mais modestas e oportunidades mais restritas de investimento.
Essa perspectiva foi apontada pela Brewers Association, entidade que defende interesses das pequenas cervejarias independentes, mas afeta também a atuação das cervejarias artesanais das gigantes que estão presentes no mercado norte-americano.
Como resposta a AB InBev vendeu no último ano 8 das marcas do segmento que foram adquiridas nas últimas décadas e agora está fechando algumas unidades de marcas que permanecem sobre a estrutura da multinacional, porém com produção racionalizada dentro de outras unidades do grupo.
.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.