Em 2018 a startup Take and Go iniciou o planejamento de um negócio inovador onde venderiam cervejas através de geladeiras que possuem embutidas tecnologia para registrar a venda automaticamente assim que o produto é retirado dela.
Em 2020 as ‘geladeiras inteligentes’ ficaram prontas para o lançamento e junto com elas veio a pandemia que acabou por gerar o interesse pela novidade dentro de condomínios, com a startup fechando uma parceria com a Ambev para fornecimento das bebidas. Desde então o negócio tem crescido e expandindo sua presença por diversos estados.
Só no primeiro mês a Take and Go colocou em operação 20 de suas geladeiras. A startup fechou 2020 com 50 unidades instaladas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o que garantiu um faturamento de R$ 500 mil.
As geladeiras tecnológicas permitem que o consumidor possa retirar quantas cervejas quiser e o valor é cobrado automaticamente do cartão de crédito junto a retirada dos produtos de dentro do equipamento. A praticidade do processo tem sido uma das razões do sucesso da empreitada.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
O processo requer que os consumidores passem por algumas etapas. A primeira é que se faça o cadastro na aplicativo da empresa, onde o cliente que insere seu CPF e o cartão de crédito para comprovar que é maior de idade. Após isso, a pessoa pode abrir a geladeira e retirar as cervejas que receberá a cobrança em sua fatura automaticamente. O processo só é possível graças a utilização de inteligência artificial, que faz reconhecimento de imagem para saber quantas unidades foram retiradas da geladeira.
Através da parceria os produtos da Ambev estão disponíveis 24 horas por dia onde as geladeiras estão instaladas, reforçando o posicionamento da multinacional de, através de tecnologia, oferecer o nível de conveniência adequado para estar presente nas ocasiões de consumo das pessoas, algo que também ela também tem tido sucesso em implementar através de seu aplicativo Zé Delivery.
De acordo com reportagem publicada no PEGN, o fundador da Take and Go, diz que um dos diferenciais que levam a expansão de suas geladeiras inteligentes é o caráter viral do negócio. A pessoa vê a geladeira presente no condomínio de algum amigo, acha interessante e busca entender como pode colocar no seu também.
Atualmente a startup já possui mais de 500 unidades de suas geladeiras em operação, e planeja investir R$ 40 milhões em 2021 para chegar a 4 mil instaladas em condomínios residenciais no Brasil – atualmente, são mais de 500. A meta é chegar a 2022 com um faturamento de R$ 200 milhões e 20 mil unidades instaladas além de utilizar a tecnologia para a venda de outros produtos, como refrigerantes, carnes e sorvetes.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.