A Ambev, maior grupo cervejeiro do Brasil, se tornou na última semana o novo patrocinador da Oktoberfest de Blumenau, tradicional festival germânico que ocorre na cidade do estado de Santa Catarina
A próxima Oktoberfest marcará o retorno da festa, interrompida nos últimos anos pelos efeitos da crise sanitária da COVID-19. O festival de Blumenau é um dos maiores do gênero no mundo, ficando atrás apenas do original que ocorre em Munique na Alemanha.
Para se tornar a patrocinadora do festival a Ambe apresentou uma proposta de R$ 2.551.000,00 milhões, ante ao valor mínimo de R$ 2,55 milhões. Esse montante porém, representa um incremento de 38% do valor pago pela cervejaria oficial da última edição em 2019, fazendo deste o maior contrato de cervejaria da história da Oktoberfest Blumenau.
O investimento da empresa, incluindo as obrigações do edital referentes à cenografia do evento deverão superar R$ 6 milhões.
Leia mais:
Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo
“A Ambev será a grande parceira para esta edição, que será especial pela retomada dos grandes eventos e do turismo como um todo. A cidade ganha com a presença da maior cervejaria do mundo na Oktoberfest”, diz o prefeito Mário Hildebrandt.
A Oktoberfest de Blumenau, na sua última edição em 2019, teve um público de cerca de 576 mil pessoas em 18 dias de evento que consumiram 608 mil litros de cerveja (cerca de 1,3 milhão de copos).
Para Ambev o patrocínio oficial da Oktoberfest será uma grande oportunidade de ampliar a disseminação da marca Spaten, cuja a trajetória é bastante ligada ao festival original em Munique.
Spaten é uma marca de cerveja alemã pertencente a AB InBev, holding global da Ambev, que foi trazida para o Brasil no meio do ano passado com o objetivo de reforçar o portfólio nacional da gigante no mercado de cervejas premium puro malte.
Desde então, Spaten tem realizado um trabalho de ligação num nível intermediário, entre cervejas mais simples e de maior valor agregado, dentro da gigante diversidade de marcas pertencentes a Ambev
O grande gancho utilizado pela multinacional para valorizar Spaten está na tradição da marca. Nascida em 1397, mais de 600 anos atrás, Spaten está intimamente ligada com a trajetória de desenvolvimento tecnológico da cerveja na Alemanha.
A ligação da tradição de Spaten com o festival Oktoberfest tradicional de Munique faz dela uma marca ideal para que a Ambev a utilize no festival.
“Spaten é uma expert em cerveja e, por isso, não poderia ficar de fora da festa cervejeira mais importante do Brasil. Assim como a Oktoberfest de Blumenau, a cerveja propõe uma imersão na cultura cervejeira por meio do paladar, com a qualidade e o sabor de uma puro malte da escola alemã, ideal para acompanhar o público em todos os momentos”, explica Joice Carvalho, gerente de marketing da Spaten.
Como a Oktoberfest Blumenau é um festival de grande expressão e destinado a um público bastante amplo, será uma grande oportunidade para a Ambev promover Spaten e aumentar reconhecimento e reputação da marca frente a um grupo interessante de consumidores.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.