Ambev investe R$ 870 milhões em nova fábrica de garrafas de vidro recicladas

Gigante Ambev vai investir 870 milhões de reais em uma nova fábrica de vidros sustentável no Brasil para atender sua demanda por embalagens

A Ambev está se movendo para garantir oferta de garrafas de vidro para o seu negócio, num momento onde a embalagem está passando por uma fase de escassez. A multinacional anunciou a construção de uma nova fábrica para produzir garrafas recicladas de cacos de vidro

O investimento irá garantir acesso para a Ambev para a embalagem num momento de baixa disponibilidade de vidro, onde conjuntamente está ocorrendo uma expansão nas vendas da gigante das bebidas.

Muito além de abastecer todo o país, a unidade representa a aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular. Com previsão de começar a operar em 2025, a unidade ficará no Paraná e vai ter um investimento de R$ 870 milhões.

Toda a produção estará alinhada à meta da companhia de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. A fábrica de vidros produzirá garrafas a partir da reciclagem de cacos, recolhidos em parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas.


Leia mais:

O ranking das IPAs mais vendidas no maior e-commerce dos EUA


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A nova planta terá capacidade de produzir garrafas long neck, 300ml, 600ml e 1L para diversos rótulos, como Stella Artois, Becks e Spaten, e abastecerá suas cervejarias em diversos estados, além do próprio Paraná.

Recentemente, a Ambev atingiu seu recorde de vendas para um trimestre, reflexo de sua estratégia de portfólio e diversificação de canais de distribuição, com destaque para o uso de vendas em alta escala através de meios digitais, como no aplicativo Zé Delivery. Para que a multinacional mantenha sua aonda de crescimento, ter acesso a embalagens, que estão passando por uma momento de restrição de oferta, é fundamental.

A Ambev destaca o investimento em sustentabilidade na nova fábrica de vidros

Além disso, a unidade nascerá com 100% de energia elétrica renovável e será preparada para operar com biocombustíveis. Contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo e várias tecnologias de ponta, garantindo alta eficiência hídrica e energética.

“A nova fábrica de vidros vai impulsionar um futuro cada vez mais sustentável. Essa novidade vai impactar positivamente todo o ecossistema de logística reversa. Além da meta de embalagem circular, a construção endereça outros compromissos da companhia, como ter 100% da energia proveniente de fontes renováveis. Somos uma companhia brasileira e estamos investindo na retomada por um futuro com mais razões para brindar”, afirma Rodrigo Figueiredo, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

A primeira fábrica de vidros da Ambev, inaugurada em 2008 no Rio de Janeiro, é hoje a vidreira que trabalha com o maior percentual de material reciclado do Brasil. Neste ano, fez – de forma pioneira depois de alguns anos de pesquisa e desenvolvimento – a sua primeira garrafa de vidro 100% reciclado no país em escala industrial, resultado de um trabalho que conecta inovação e tecnologia no processo de reciclagem. 

O vidro, que é uma das principais embalagens das bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.

Ao todo, a nova fábrica no Paraná deve gerar mais renda e emprego para o Estado com impacto positivo para todo o ecossistema de logística reversa. A formalização do investimento foi feita com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, representantes do governo e executivos da companhia. A Ambev já tem uma cervejaria em Ponta Grossa que, recentemente, se tornou a primeira grande cervejaria carbono neutro do país, junto com a maltaria de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Sustentabilidade e a cultura do retornável Para incentivar a cultura do retornável, a Ambev está implementando e testando novas soluções que levam em consideração o transporte e o armazenamento, e, ao mesmo tempo, ofereçam conveniência e economia aos pontos de venda e aos consumidores. Além de parcerias já em andamento, o recolhimento de embalagens retornáveis também é feito pelo Zé Delivery, sem qualquer necessidade de deslocamento do consumidor, que tem desconto na compra de um novo produto ao devolver o vasilhame após consumo.


Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.