A Amstel, cerveja do portfólio do Grupo Heineken no Brasil, patrocinou pelo terceiro ano consecutivo em 2023 o Big Brother Brasil na Rede Globo, maior reality do país como parte de uma estratégia de nacionalização da marca de cerveja da multinacional holandesa.
O chamado BBB é o programa de maior audiência da TV brasileira, com mais 100 milhões de espectadores a cada edição ele fornece a possibilidade de que marcas participem das conversas e de momentos de entretenimento deste público, o que leva a uma disputa de grandes empresas por cotas de patrocínio.
O grupo Heineken Brasil tem investido no programa com a sua marca Amstel num momento estratégico, onde desde 2021 passou a oferecer distribuição nacional deste rótulo, resultado de uma série de investimentos na sua operação.
Neste objetivo de negócio da companhia, o patrocínio do Big Brother Brasil busca reconhecimento da marca e de seu posicionamento com valores como diversidade, autenticidade, respeito e liberdade nos mais diferentes pontos do país permitindo a capitalização de Amstel.
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“A marca carrega consigo o desejo de possibilitar que todos se sintam bem-vindos e à vontade para serem quem realmente são, traduzidos em diferentes ações, campanhas e presenças em diferentes eventos. Com o Big Brother Brasil seguimos esta mesma linha.” comentou Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel.
Junto com o Big Brother, utilizado como uma frente de promoção na grande mídia, a Amstel patrocina também uma variedade de eventos como a Conmebol Libertadores (masculina e feminina), Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, festivais como Coala e Sarará buscando ligar a marca com diferentes momentos de celebração e entretenimento dentro do seu posicionamento.
“No BBB todas as provas, dinâmicas e intervenções são co-criadas pelas equipes da Amstel e da Rede Globo. Nesta edição, buscamos apresentar ao Brasil a magia da levedura holandesa, responsável por tornar Amstel uma cerveja de sabor único e equilibrado.” explicou a gerente de marketing da marca.
O chamado mercado de cervejas puro malte no Brasil tem se desdobrado em diferentes subcategorias e uma delas é a que a Heineken Brasil chama de ‘puro malte mainstream”, parte do portfólio onde Amstel está localizada.
Amstel já conta com o Brasil como seu maior mercado onde ela lidera o segmento puro malte mainstream com 25,5% desde 2022, de acordo com dados revelados pela própria Heineken. E o interesse do público por conhecer mais a marca apresenta picos de busca na internet no período do BBB.
“Em 2021, Amstel tornou-se parceira do Big Brother Brasil e isso se conecta com a estratégia da marca apresentar seu posicionamento e suas credenciais de qualidade aos consumidores através do reality mais assistido do país, uma vez que concluiria sua distribuição nacional neste mesmo ano.” explicou Anna Luisa.
Uma estudo promovido pelas empresas Tunad e Postmetria sobre impactos de ações de merchandising no BBB23 destacou que pesquisas sobre Amstel no Google estiveram 1.685% acima da média em um dia de ação da marca dentro do programa.
A disputa entre grandes cervejarias para promover cervejas no seu portfólio dentro de uma faixa de preço bastante acessível, mas que ofereça algum nível premiumização tanto no líquido quanto na experiência tem guiado as estratégias dessas empresas. O que pode ser verificado dentro do patrocínio de Amstel no Big Brother Brasil.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.