O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entidade que atua para garantia da defesa da concorrência, aprovou a compra da marca de cerveja Therezópolis pelo grupo Coca Cola Femsa, que é uma das engarrafadoras e distribuidoras da Coca Cola no Brasil. A Therezópolis pertencia ao grupo Arbor Brasil que possui uma série de diferentes bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Com a aquisição, a Coca Cola Femsa busca incrementar seu portfólio de distribuição de cerveja que ficou restringido após disputa judicial para garantia do direito de distribuição de marcas de cerveja pertencentes a Heineken.
Com esse movimento a Coca Cola Femsa decidiu por buscar uma marca que se posicione entre categorias premium e artesanal e já possua um reconhecimento considerável com o público consumidor.
A venda de cerveja é estratégica para as engarrafadoras da Coca-Cola, uma vez que a cerveja funciona como um produto complementar ao portfólio não-alcoólico da multinacional, já que o potencial de entrada é alto em grande parte dos canais de distribuição que empresa já tem relação comercial.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
O Cade avaliou que a integração da produção de cerveja que pertencia ao grupo Arbor e as atividades de distribuição da Coca Cola Femsa e verificou os impactos dessa aquisição sobre a competitividade do setor.
Com essa dificuldade de compor seu portfólio de cervejas no país as Coca-Cola FEMSA e Andina decidiram buscar uma marca de cerveja no Brasil que pudessem adquirir sem necessidade de envolvimento na etapa de produção, mas que pudessem comandar a distribuição.
O resultado desta análise foi que a operação envolve menos de 10% das compras e vendas no Brasil. Com isso, a operação não dificultaria a atuação de concorrentes no mercado e o acordo entre as duas empresas foi aprovado.
Com a Therezópolis a Coca Cola ganha mais uma marca de bebidas alcoólicas sob a sua distribuição, as outras são as cervejas acordadas do grupo Heineken e também o hard seltzer Topo Chico que faz parte da estratégia global da Coca Cola no mundo e teve no Brasil seu primeiro local de lançamento.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.