Topo Chico: Coca-Cola escolhe o Brasil para o lançamento de sua marca de Hard Seltzer

topo chico
Publicidade
A marca de Hard Seltzer Topo Chico, anunciada pela Coca-Cola, tem o Brasil como destino de seu primeiro lançamento mundial

A Topo Chico, uma marca de Hard Seltzer criada há pouco tempo pela Coca Cola, conforme previsto anteriormente pela Catalisi ganha o Brasil como um de seus destinos de lançamento, porém, de forma surpreendente, o país se torna o primeiro lugar do mundo a receber a bebida.

O ano de 2020 tem marcado o início da pulverização do mercado de Hard Seltzer, uma bebida alcoólica semelhante á uma água gaseificada saborizada, pelo mundo e isto tem tido um impacto importante no mercado de cerveja, pois uma série de fabricantes, desde grandes multinacionais até pequenas cervejarias artesanais, tem decidido explorar oportunidades existentes neste produto.

Continua após a Publicidade

O fenômeno se expandiu de tal forma que a gigante Coca-Cola anunciou em julho a sua entrada no segmento, marcando um movimento de investimento no mercado de bebidas alcóolicas, algo pouquíssimo comum para a multinacional focada em refrigerantes.

A Topo Chico Hard Seltzer amplia o portfólio de bebidas alcoólicas da Coca-Cola no Brasil. Em 2019 a empresa lançou a Schweppes Premium Drinks para explorar o mercado de drinks prontos (outra tendência mundial que têm chegado gradualmente por aqui), em três sabores Vodca & Citrus, Striptz e Gin Tônica.


Leia mais:


Fenômeno do Hard Seltzer começa a despontar fora dos Estados Unidos



Three Monkeys é a primeira cervejaria artesanal brasileira a investir em Hard Seltzers


O Brasil será utilizado como um mercado teste para o lançamento do produto nos Estados Unidos, país onde o segmento cresceu forma meteórica nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais competitivo, mantendo o ritmo inclusive em 2020.

As ações de lançamento da Topo Chico terão foco em campanhas digitais e ações nos pontos de venda.  “Além de mostrar a novidade, precisamos falar da categoria e mostrar porque o produto faz sentido para o consumidor.”, afirma Renato Shiratsu, diretor de Integrated Brand Experience e Bebidas Premium da Coca-Cola Brasil. 

O executivo acredita no potencial do segmento no Brasil e enxerga que ele se encaixa dentro dos desejos do público. “O consumidor vem pedindo algo diferente. Vamos aprender com eles, para levarmos a novidade para o resto do Brasil e outros mercados. A oportunidade é enorme, com ocasiões de consumo muito amplas.”, declara Renato. 

Nos EUA a categoria cresceu 127% em bases anuais até junho de 2020 de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen. O segmento se mostrou o mais resiliente dentro do mercado de bebidas alcoólicas ao se adaptar ao hábitos do consumidor dentro dos canais de off-trade durante a pandemia, oferecendo uma opção alcoólica de baixas calorias e visual sofisticado que tem confirmado seu apelo com grande parte do público.

“Foram 2 meses de um trabalho intenso, muitas reuniões, alinhamentos com clientes e planejamentos. Com muita dedicação e team work conseguimos em menos de 2 meses trazer mais um produto inovador para o mercado Brasileiro, com o primeiro ponto de venda ativado do mundo no dia 22 de setembro!” declarou a gerente de inovação da Coca-Cola Brasil, Mariana Burdman, sobre o processo de lançamento da Topo Chico no Linkedin.

O mercado de Hard Seltzer pelo mundo tem uma parcela significativa de marcas relacionadas a fabricantes de cerveja como AB InBev, Heineken, Brewdog, Boston Beer, e Molson Coors (esta última será responsável pela produção e distribuição da Topo Chico nos EUA), apesar disso a líder em vendas do mercado americano é a marca independente White Claw.

No Brasil, o mercado de Hard Seltzer é bastante novo e tem apresentado seus primeiros players nos últimos anos iniciado em 2017 com a marca independente Jovi e mais recentemente a entrada da marca Isla da Ambev, a marca Hintz da cervejaria artesanal carioca Three Monkeys, a marca mineira Lambe Lambe e agora a entrada de peso da Coca-Cola para movimentar o cenário.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas