Ex executivo da AB Inbev lança empresa de coquetéis em lata nos EUA

Ex-presidente da divisão High da AB Inbev, o brasileiro Felipe Szpigel lança empresa de coquetéis em lata aproveitando a ascensão do segmento nos EUA

Os Estados Unidos têm apresentado grande crescimento no mercado de destilados. Adicionando a conveniência, portabilidade e sustentabilidade das latas a esta tendência se formou o segmento de coquetéis em lata que segue esta ascensão.

Percebendo a oportunidade, o brasileiro Felipe Szpigel, que até janeiro presidia a divisão High End da AB Inbev, acaba de lançar em Miami uma empresa dedicada aos coquetéis em lata chamada Five Drinks Co..

“Estamos prontos para beber coquetéis artesanais que não seja, chatos”, diz o site da empresa.

Além de Szpigel os outros três dos cinco fundadores da empresa também possuem laços com a AB Inbev Jeremy e Chris Cox, co-fundadores da 10 Barrel Brewing (uma das cervejarias artesanais adquiridas pela gigante) e Roberto Shuback que pertencia ao braço de inovação ZX Ventures. Eles planejam abrir uma destilaria em Wynwood no próximo ano.

Leia mais: Consumo de álcool cai no mundo em 2018, gin cresce no Brasil

“Nós usamos o número 5 para o nome da empresa devido ao fato de que somos cinco amigos que trabalharam juntos por muito tempo”, disse Schuback. “Quando começamos a desenvolver nossas receitas, também aprendemos que cinco ingredientes são uma ótima maneira de chegar à essência de um coquetel.”

As latas de alumínio da 5 Drinks são 100% recicláveis e ​​contêm apenas cinco ingredientes. Isso significa que não há produtos químicos, sabores artificiais ou adoçantes. E o volume da embalagem de 200 mililitros reproduz o tamanho médio de um coquetel.

Leia mais: AB Inbev compra sua primeira empresa de destilados artesanais nos EUA

O sabor margarita da 5 Drinks, conta apenas com tequila, triple sec, suco de limão, hibisco e néctar de agave habanero, por exemplo. Outros sabores do portfólio são o Moscow Mule e o Gin and Tonic.

Segundo a empresa de inteligência de mercado Nielsen os coquetéis em lata apresentaram um crescimento de 40% nos EUA em 2018. O segmento têm ganho a participação de marcas como a AB Inbev, Molson Coors e também cervejarias artesanais como a Rogue Ale.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.