Fundador da Samuel Adams entra para lista de bilionários da Forbes

Publicidade
O criador da Boston Beer Company, Jim Koch, aparece pela primeira vez entre os 400 homens mais ricos dos EUA na lista da Forbes

O fundador da Boston Beer Company, fabricante de bebidas que inclui a cerveja Samuel Adams, acaba de aparecer pela primeira vez na lista que 400 homens mais ricos dos EUA publica pela Forbes

A fortuna alcançada por Koch bateu a casa dos bilhões de dólares principalmente a outras bebidas que ingressaram no portfólio da companhia, com destaque para o hard seltzer Truly que ao final de 2020 devem ser responsáveis por 40% do faturamento da Boston Beer. O portfólio de cervejas abrange cerca de 20% das vendas da empresa.

Publicidade

O criador Samuel Adams deixou o trabalho de consultor de gestão em 1984 e iniciou a Boston Beer após um período fazendo cervejas em casa. Em 1995 ele abriu o capital da empresa na bolsa de Nova Iorque, aproveitando um dos períodos de crescimento do mercado de cerveja artesanal nos EUA.

Quase quarenta anos após a criação do negócio, o fundador da cervejaria possui cerca de 2,3 bilhões de dólares correspondentes ao valor de mercado dos 26% da fatia da companhia que são de sua propriedade.


Leia mais:

Uma história ilustrada do mercado de cerveja artesanal nos EUA


Como a cervejaria americana Trillium adapta seu taproom para operação online


Graças ao hard seltzer e também aos chamados hard tea (chás com adição de teor alcoólico) que cresceram em vendas mesmo durante a pandemia em canais do varejo o valor de mercado da Boston Beer na bolsa cresceu 120% em 2020 até julho (para efeitos de comparação a AB InBev caiu 35% no mesmo período nos EUA).

Em 2019 a Boston Beer apareceu em destaque no mercado de cerveja ao adquirir a cervejaria artesanal Dogfish Head por $ 300 milhões, atualmente a empresa ocupa a segunda colocação entre as maiores cervejarias artesanais independentes de acordo com os critérios da Brewers Association.

A Samuel Adams, que originou toda a trajetória da Boston Beer, apesar de não ocupar o espaço de produto mais vendido da empresa ainda permanece como seu produto mais conhecido.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas