A Punk IPA, cerveja que marcou o início da jornada da cervejaria escocesa Brewdog, está chegando aos seus 15 anos e como parte da celebração a marca lançou uma versão da cerveja com 15% de teor alcoólico.
No ano de 2007, muito antes da série de rodadas de investimento que viriam a tornar a Brewdog uma marca com presença mundial em diferentes pontos do planeta, a Punk IPA começou uma produção bem mais modesta no nordeste da Escócia.
Uma década e meia depois a Punk IPA se tornou de fato o carro-chefe da Brewdog, sendo o produto que vem a mente para a maior parte das pessoas que conhecem algo relacionado a cervejaria, sendo atualmente a IPA mais vendida da Europa.
Além de uma cerveja que entrega sabor e consistência para o seu público alvo, a Punk IPA se tornou um sucesso através de um agressivo plano de expansão e um marketing explosivo que está sempre buscando manchetes para Brewdog.
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O lançamento da Punk IPA 15% é, inclusive, uma boa amostra da estratégia de promoção provocante e polêmica que a cervejaria tem adotado ao longo de sua história e que tem enfrentado novos obstáculos conforme a Brewdog tem se tornado uma gigante entre as cervejarias independentes, com aspirações de passar a ter ações negociadas na Bolsa de Londres.
Quando foi lançada, a Punk IPA encontrou um mercado no Reino Unido escasso de opções de IPAs modernas, inspiradas no estilo norte-americano, e um público aberto a experiência diferenciada que ela oferecia.
“Suas explosões de caramelo e frutas tropicais, com uma profusão de toranja, abacaxi e lichia, e um final intenso e amargo, era diferente de tudo que os bebedores de cerveja escoceses já haviam provado antes e cimentou seu status como a cerveja artesanal número um na Europa.” descreveu a Brewdog sobre o impacto da Punk IPA dentro do mercado de cerveja
A Punk IPA deu início a uma série de extensões de produtos da Brewdog que a utilizaram como inspiração, como versões sem álcool, mais intensas e até mesmo uma recente sem glúten que aproveitam o reconhecimento do produto icônico para apresentar variações para os consumidores.
A Punk IPA 15%, que tem o sugestivo preço de 15 libras, é a cerveja mais alcoólica vendida atualmente no site da Brewdog, ultrapassando a Double Punk que tem cerca de 7% de teor alcoólico
Assumidamente planejada para ser um negócio global, a Brewdog tem como uma de suas próximas metas abrir o seu capital na bolsa de Londres iniciando uma nova fase da marca como uma companhia de capital aberto.
Essa transição tem sido acompanhada por momentos complexos, onde o discurso implementado pela empresa tem sido questionado ao mesmo tempo em que a gestão de um negócio global traz novos desafios para um empresa que não é gigante como os conglomerados globais como AB InBev, Heineken e Carlsberg e ao mesmo tempo esta distante da realidade de pequenas microcervejarias regionais.
A Brewdog que opera mais de 100 bares próprios pelo mundo teve suas vendas pelo mundo ao redor dos cem milhões de litro em 2020 s e obteve um faturamento de 484 milhões de dólares no mesmo ano.
Sendo montada num negócio de capital muito intensivo, a Brewdog tem um grande foco na expansão de sua rede bares e pertence, além de seus 2 sócios fundadores, ao fundo de capital norte americano TSG Consumer Partners e a 200 mil pequenos investidores chamado de equity punks.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.