Budweiser mira alto: patrocínio multi-milionário e estratégia global na Copa do Mundo de Clubes

Imagem: Divulgação

A Budweiser investe em patrocínio na Copa do Mundo de Clubes 2025 reforçando sua presença global e mirando em disputa no segmento premium.

Em uma jogada estratégica de peso, a AB InBev adquiriu no ano passado os direitos de patrocínio da Budweiser para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, reforçando sua aposta em megaeventos esportivos globais.

A gigante cervejeira mundial da cervejaria se tornou um dos patrocinadores que fechou um contrato separado para o evento lançado pela FIFA com 32 equipes de todos os continentes, permitindo que a AB InBev desenvolva estratégias de ativação regionais para suas marcas.

A Budweiser é comercializada em mais de 80 países, posicionando-se como uma das marcas de cerveja premium mais reconhecidas no mundo. Estar associada a um evento com alcance global — envolvendo 32 clubes de elite de todos os continentes e transmissão em centenas de países — potencializa o recall da marca, reforçando sua presença em mercados estratégicos como EUA, Europa, América Latina e Ásia.

O patrocínio da AB InBev incluirá diversos recursos essenciais projetados para aprimorar a experiência dos fãs durante o torneio, com destaque para o prêmio de Jogador da Partida. As marcas globais Budweiser e Michelob ULTRA liderarão a parceria, complementadas por marcas locais em mercados selecionados.


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Copa do mundo de clubes como alavanca de visibilidade e consistência

A Budweiser integra o portfólio de rótulos globais da AB InBev — marcas estratégicas com comunicação e posicionamento padronizados mundialmente. Essa padronização permite à empresa otimizar investimentos em branding, embalagens e campanhas, garantindo coesão e fortalecimento da marca em mercados-chave.

O patrocínio de Budweiser permite ativações como “Jogador da Partida”, espaços hospitalidades em estádios, eventos nos países dos participantes além de embalagens especiais e campanhas digitais.

Relevância para o mercado brasileiro

No Brasil, uma das maiores potências no consumo de cerveja, o investimento ganha ainda mais significado. Com clubes brasileiros entre os favoritos e forte apelo entre torcedores, o patrocínio impulsiona ações locais — como ativações em bares, PDV e campanhas digitais — que reforçam a percepção premium da Budweiser, estreitando laços com o público jovem e urbano e disputando espaço com Heineken, Brahma e Skol.

A disputa de patrocínios esportivos entre AB InBev e Heineken

A presença do patrocínio em eventos esportivos de relevância internacional é sempre um ponto de disputa entre gigantes do mercado cervejeiro, e tem se ampliado nos últimos anos.

A extensão da parceria da Budweiser com a FIFA vem no rastro de outras iniciativas globais da AB InBev, como a presença na Copa do Mundo de 2026 e nos Jogos Olímpicos até 2028.

Do outro lado, a Heineken, grande rival global da AB InBev no mercado de cerveja mantém sua estratégia premium em eventos como UEFA Champions League, Fórmula 1 e Copa dos Campeões de Rugby Europeu. A disputa revela um embate por relevância em plataformas esportivas premium e públicos afins de forma a alavancar vendas de seus produtos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.