A cervejaria Caatinga Rocks, localizada no estado de Alagoas, está chegando aos seus cinco anos registrando crescimento em vendas e com projetos de expansão de sua marca através de um novo bar próprio
Uma referência da cerveja artesanal nordestina, a Caatinga Rocks é um projeto iniciado pelos irmão Marcos e Rafael Leal em 2017 com um investimento de R$ 1 milhão de reais e financiamento da agência de desenvolvimento do Estado de Alagoas.
Radicada em Maceió, com fábrica no município de Murici e distribuição para bares, restaurantes e supermercados das várias cidades do estado das Alagoas, atualmente a marca possui um portfólio com mais de 12 rótulos que já foram premiados nos principais concursos cervejeiros do Brasil.
“A visão no início da Caatinga era que estávamos prontos para que tudo fluísse de forma rápida e crescente. Na prática, tivemos que fazer vários ajustes para poder se adequar às demandas do mercado como tipos e tamanhos de embalagem e forma de comercialização” diz o Rafael sobre o início da cervejaria.
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Entrevista com Rafael Leal – Fundador da Caatinga Rocks
Em 2021 a Caatinga Rocks conseguiu ampliar seu mercado, crescendo em 60% seu volume de vendas registrado no ano de 2020 mostrando a força da marca num ano de trabalho visando uma retomada de diversas operações numa fase de pandemia mais controlada.
Ao longo dos cinco anos de sua jornada a cervejaria pode observar como foi a evolução de comportamento do público consumidor que entrou em contato seu trabalho.
“No início havia muita demanda pela experimentação, pela novidade. Atualmente o público que nos acompanha ao longo desses anos está mais maduro e ciente do que quer consumir. Por outro lado, mesmo após este tempo, nossa percepção é de que ainda é um mercado “verde”, na medida em que o grande público ainda não tem contato com o produto ou ainda enxerga cerveja artesanal como algo muito ‘gourmetizado'” comentou Marcos Leal.
Com DNA nordestino, a Catinga Rocks tem buscado investir na riquezas gastronômicas e culturais da região na concepção de seus produtos, utilizando uma diversidade dos ingredientes encontrados não só em Alagoas como do restante do Nordeste.
Um exemplo recente foi rótulo “Alagoas Sour Ale”, cerveja colaborativa em parceria com a marca de mel sustentável Beeva Brasil, sendo premiada com a medalha de ouro na última Brasil Beer Cup.
A Caatinga Rocks vai dar um novo passo em 2022 inaugurando um novo bar no segundo trimestre na capital alagoana, batizado de “Toca do Calango”, um espaço amplo e plural refletindo a cara da marca.
“Vamos dar um passo mais audacioso, mas extremamente necessário para o conforto e distribuição dos nossos produtos na capital”, ressalta Rafael Leal.
Com a flexibilização para retorno total do setor de serviços a Caatinga está com boas perspectivas para os próximos meses buscando ampliar mercado e apresentar o trabalho da cervejaria.
“Nossas perspectivas para 2022 são boas com a inauguração do bar da fábrica, com loja , cozinha e área para realização de eventos. Isso tende a ampliar nosso público, desmistificar um pouco mais o consumo da bebida e fortalecer a imagem da marca. Essa é a nossa aposta.” finaliza Marcos.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.