A cervejaria alagoana Caatinga Rocks acaba de lançar a versão 2020 de sua cerveja sazonal Zumbi Republic Barrel Aged que chega a sua terceira edição.
O lançamento, que ocorre junto ao dia da celebração da Consciência Negra no Brasil, busca enaltecer e apoiar a cultura afro-brasileira e destinará 100% de seu lucro a duas instituições ligadas a está temática: o Terreiro Abassá de Angola e o Coletivo AfroCaeté.
A Zumbi Republic é uma tropical stout, estilo que combina a stout de tradição inglesa com ingredientes mais tropicais, neste caso coco queimado e cacau e pertence ao portfólio fixo da Catinga. O nome da cerveja faz referência ao líder do Quilombo dos Palmares que era localizado no atual estado de Alagoas.
A Zumbi Republic Barrel Aged é uma edição especial anual onde a cerveja ganha um repouso em barricas de carvalho que já armazenaram cachaça que ganha sua terceira edição
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A trajetória de construção da Zumbi Republic maturada mostra o diálogo interessante que cerveja e cachaça podem traçar através da utilização de barris que já armazenaram o destilado.
“Desde o primeiro ano de lançamento a gente fez uma parceria com um restaurante parceiro nosso chamado Divina Gula que possui vários barris de cachaça e nos cederam uma barrica dessas e a gente envelhece cada edição especial da Zumbi ali onde ela passa 1 ano maturando” comenta Rafael Leal, sócio da Caatinga.
“Toda vez ela sai diferente, teve um ano que a gente deixou ela só envelhecida na madeira. Outro ano envelhecemos ela na madeira e adicionamos goiaba. Esse ano maturamos ela e trabalhamos com bretta que leva a uma acidificação lenta que trouxe muita complexidade” analisa Rafael.
O processo trouxe pra Zumbi Republic uma acidez suave com caráter acético, aroma bastante complexo que agregou novas camadas a base da tropical stout com 7,5 % de teor alcoólico.
A experiência acida, intensa e complexa da Zumbi Republic Barrel Aged está disponível num pequeno lote produzido para este ano.
No lançamento a Caatinga Rocks menciona que é preciso refletir, enaltecer e ressiginficar. A riqueza da cultura afro pede passagem e já contribuem para construir belos produtos para o mercado de cerveja.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.