Carlsberg apresenta a primeira garrafa de papel para cerveja do mundo

A gigante dinamarquesa de cerveja Carlsberg apresentou projetos para o que afirma ser a primeira garrafa de cerveja de papel do mundo feita com fibras de madeira recicláveis ​​e sustentáveis.

A cervejaria dinamarquesa Carlsberg anunciou a criação da primeira garrafa de cerveja de papel do mundo, feita a partir de fibras de madeira de origem sustentável, 100% biológicas e totalmente recicláveis.

A garrafa faz parte da iniciativa Together Towards Zero da Carlsberg, que inclui um compromisso de alcançar zero emissões de carbono e uma redução de 30% em sua “pegada de carbono da cadeia de valor total” até 2030.

A cervejaria apresentou dois protótipos para sua garrafa de fibra verde. Ambos são feitos de fibras de madeira de origem sustentável e possuem uma “barreira interna”, permitindo que a garrafa retenha a cerveja. Um deles usa uma barreira fina de filme de polímero PET reciclado, enquanto o outro possui uma barreira de filme de polímero de PEF de base biológica.

A Carlsberg lançou inicialmente os planos para o projeto em 2015, trabalhando ao lado da EcoXpac, BillerudKorsnäs e pesquisadores de pós-doutorado da Universidade Técnica da Dinamarca. Essa colaboração resultou na criação da empresa de garrafas de papel Paboco, uma joint venture entre a BillerudKorsnäs e o especialista em fabricação de garrafas ALPLA.

As empresas que também trabalham com a Paboco incluem Absolut, Coca-Cola e L’Oréal. No ano passado, a Carlsberg investiu em várias outras soluções sustentáveis, incluindo filme retrátil reciclado, tinta sustentável para rótulos e o Snap Pack, que substitui as embalagens plásticas em torno de suas embalagens de seis latas por um ponto de cola que as mantêm unidas.

Leia mais: Carlsberg investe 20 milhões de libras para adimitr que provavelmente não é a melhor cerveja do mundo

Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento de grupo do Grupo Carlsberg, disse: “Continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e estamos satisfeitos com o progresso que fizemos até agora no Green Fiber Bottle. Embora ainda não estejamos completamente lá, os dois protótipos são um passo importante para realizar nossa ambição final de trazer essa inovação ao mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos remanescentes, assim como fizemos com o nosso Snap Pack de redução de plástico. ”

Leia mais: Goose Island e start up reciclam 7 toneladas de lixo em São Paulo

“O trabalho com nossos parceiros desde 2015 no Green Fiber Bottle ilustra que esse tipo de inovação pode acontecer quando trabalhamos juntos. Estamos muito satisfeitos que outras empresas com idéias semelhantes agora se juntaram a nós como parte da comunidade de garrafas de papel da Paboco. Parcerias como essas, unidas pelo desejo de criar inovações sustentáveis, são a melhor maneira de trazer mudanças reais. ”

Recentemente a Carlsberg gastou £ 20 milhões em uma campanha de marketing no Reino Unido este ano, que admite que sua principal cerveja “provavelmente não é a melhor do mundo” , ao mesmo tempo em que anuncia o lançamento de uma nova pilsner posicionada como premium, que eventualmente substituirá a cerveja lager original.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.