Tiger: Heineken traz marca de cerveja global para disputar no mainstream no Brasil

cerveja tiger
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A cerveja Tiger, pertencente às marcas globais da Heineken, é trazida para o Brasil para competir no segmento mainstream

A marca de cerveja Tiger foi anunciada na última semana pelo grupo Heineken Brasil como novo lançamento para o mercado no país. O grande objetivo da introdução da Tiger, que pertence as marcas globais da multinacional, é alavancar sua competitividade dentro do segmento mainstream, parte do portfólio onde ela está bastante atrás da líder em vendas Ambev.

Uma das principais marcas globais do Grupo, a Tiger chega, primeiramente, ao sul do país em julho. A partir de agosto, chegará às regiões sudeste e nordeste.

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A Tiger entrou para o portfólio da Heineken em 2012 quando a holandesa adquiriu o controle da ABP Singapore, cervejaria de Cingapura que é a criadora da marca, num movimento de busca de expansão para o mercado asiático região do mundo onde o consumo de cerveja mais cresce no planeta

Uma das marcas que mais crescem da Heineken no mundo, a cerveja Tiger está presente em mais de 50 países, e tem passado por uma série de lançamentos de extensões de linhas em diferentes locais para incrementar sua presença em nichos mais específicos.


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Tiger chega ao Brasil em três versões: lata, com 350 ml; garrafa, com 600 ml e barril de 50L. A cerveja está sendo produzida nas fábricas da Heineken em Pacatuba, no Ceará, e em Itu, em São Paulo. Ele começará a ser distribuído na região Sul a partir de 1º de julho e nas regiões Sudeste e Nordeste a partir de 1º de agosto.

Com o lançamento, a Heineken Brasil quer entrar numa disputa mais acirrada pelo segmento mainstream que representa pouco mais de 60% do volume de cerveja comercializado no Brasil que é o terceiro maior mercado do mundo para a bebida.

Um dos focos é gerar um posicionamento pouco acima da marca Amstel e pouco abaixo da cerveja carro-chefe do grupo, a própria Heineken. Com isso a empresa da seguimento a um movimento iniciado com a própria Amstel que é trazer a chancela “puro malte” para uma parte do segmento do mercado de cerveja que anteriormente não valorizava este termo.

Especificamente, a Heineken pretende atrair consumidores com um perfil mais jovem que podem não ser tão engajados com marcas de concorrentes do segmento que em maior parte possuem um posicionamento mais tradicional e não possuem o apelo de serem marcas internacionais.

“É uma marca urbana, voltada para jovens com perfil empreendedor, que olham para o copo meio cheio”, comentou em comunicado a imprensa Renan Ciccone, diretor de marketing do Grupo Heineken. “O nome tem essa relação com os tigres asiáticos. Nosso público acabou de se formar, está desenvolvendo suas papilas gustativas, mas já reconhece um produto de qualidade. ”

Um ponto de destaque para Tiger no Brasil é que sua garrafa de 600 ml será transparente, sendo a única cerveja do país a possuir este tipo de embalagem para garrafas deste tamanho.

“O lançamento reforça nosso compromisso com o consumidor. Tiger é uma das cinco principais marcas globais do grupo e vai somar muito ao portfólio do Brasil.” destacou Mauricio Giamellaro, presidente da Heineken Brasil, sobre o lançamento.

Heineken se movimenta para avançar sua estratégia no Brasil

O ano de 2021 tem apresentado uma série de movimentos da Heineken no Brasil. Globalmente a companhia está passando por uma série de ajustes após o resultado negativo obtido mundialmente devido ao impacto da pandemia sobre os seus negócios.

No Brasil, maior mercado da cervejaria globalmente e um dos países onde ela tem obtido seus melhores resultados, a marca Tiger será seu maior lançamento em 2021 que posteriormente deve ganhar novos tipos de embalagens.

Há poucos meses outra novidade que passou a integrar seu portfólio no mercado brasileiro foi a marca Blue Moon, da gigante americana Molson Coors, e passou a ter na Heineken sua importadora exclusiva no Brasil o que complementou o portfólio de marcas da multinacional direcionada para posicionamento no mercado artesanal.

Em fevereiro deste ano a Heineken Brasil entrou em acordo com com a Coca Cola para resolução de uma pendência contratual que estabelecia a participação da gigante dos refrigerantes na distribuição de produtos da cervejaria no território nacional.

Um grande anúncio ainda esperado pra este ano é a entrada em operação da nova fábrica da Heineken no Brasil que será localizada no estado de Minas Gerais. Esta será a primeira unidade de produção da companhia construída no Brasil, todas as outras foram adquiridas do grupo Brasil Kirin em 2017, ganhando apenas ampliações seus seus parques produtivos

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.