A Cervejaria Bierland, de Blumenau/SC, lançou recentemente a cerveja Bierland Blumenau no formato lata standard 350ml.
A cerveja foi lançada originalmente em 2012, fruto de uma pesquisa nos arquivos históricos da cidade, resgatando as receitas feitas pelos primeiros imigrantes, bem como os processos produtivos e as características sensoriais. A produção era sazonal, feita em agosto para ser comercializada em setembro, mês de aniversário de Blumenau.
“A Bierland Blumenau é uma cerveja Ale, de alta fermentação. Escolhemos este tipo de levedura pois na época da colonização da cidade, não existia refrigeração artificial disponível e a cerveja era fermentada em temperatura ambiente” – explica Yuri Holbrich, Sommelier da Bierland.
A Bierland passou recentemente por uma reorganização de sua estratégia adotando uma produção dedicada 100% ao envase em latas e reorganizando seu portfólio com objetivo de atuar de forma mais competitiva no mercado.
Leia mais:
Petroleum é Nosso – Filme relata a evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil
Bierland forma parceria com a Crown para utilização de latas
“Embora a Bierland Blumenau seja Ale, ela possui baixo aroma frutado, devido a cepa neutra que é utilizada, baixo teor alcoólico e coloração amarela-ocre, levemente turva, pois não é filtrada. Aroma e sabor de malte em primeiro plano, seguido de lúpulos florais, com corpo leve e carbonatação assertiva, com final crispy e muito refrescante” – complementa Yuri sobre as características do roduto.
A versão em lata foi lançada no final de julho e passa a integrar o portfólio das cervejas de linha, junto com os estilos Pilsen, Weizen, Vienna, IPA, Stout e Strong.
Fundada em agosto de 2003 em Blumenau, a Cervejaria Bierland é uma das cervejarias artesanais que está a mais tempo estabelecida na região do Vale da Cerveja. Seu nome é uma homenagem ao município em que está localizada. Traduzido do alemão significa “Terra da Cerveja”.
As cervejas Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. Com uma produção de 120.000 mil litros, suas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescidas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas. São fatores como estes que fazem da Bierland uma das cervejarias mais reconhecidas do Brasil sendo premiada com mais de 120 medalhas em competições nacionais e internacionais.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.