Cervejaria Colorado atualiza identidade visual de latas para destacar tipo de cerveja

Colorado investe em renovação dos rótulos de sua linha para ampliar comunicação com consumidores na gôndola

A Colorado, marca craft do portfólio da Ambev, decidiu renovar as embalagens de suas latas de forma a comunicar melhor a diferença entre os rótulos da família da cervejaria que passaram a exibir mais nitidamente o estilo de cada cerveja.

Atualizar rótulos é algo por vezes necessário no mercado de cerveja para que se mantenha um bom nível de competitividade na decisão de gôndola realizada pelo consumidor, porém precisa ser realizado sem a desconstrução da essência da marca que já foi trabalhada ao longo do tempo.

Nos últimos anos as grandes cervejarias presentes no mercado brasileiro investiram na disponibilização de suas respectivas marcas do segmento artesanal (ou “craft” como preferem chamar) em latas.

A ocasião de consumo determina muito a decisão do tipo de embalagem pelo consumidor e latas tem ganho espaço no segmento artesanal por alcaçarem preços de produto na gôndola mais atraentes e também pelo aumento do consumo ocasional desses rótulos de cerveja.


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A presença de latas desses rótulos já é comum em grandes redes de supermercado por todo o país, o que vem estabelecendo uma disputa entre marcas ‘craft’ pertencentes pricipalmente a Ambev e Heineken, ambas com diferentes tipos de cerveja abaixo do patamar dos 10 reais.

A Colorado decidiu dar um passo em direção aproximação do consumidor criando um elemento que destaque o tipo da cerveja relativo a cada rótulo. Algo que não estava padronizado entre a família de produtos da marca.

Mercado de cerveja artesanal requer maior complexidade na embalagem

O mercado de cerveja artesanal demanda uma maior complexidade de comunicação através da embalagem do que marcas de cerveja mais ligadas ao mercado mainstream ou premium.

Especialmente quando esses produtos estão presentes em ambientes de consumo como supermercados, onde a decisão do consumidor se dá dentro de um espaço de tempo bastante curto e identificar um produto na gôndola precisa ocorrer dentro desse período determinado.

Existem diferentes arquiteturas possíveis no sistema de embalagens de uma cervejaria e uma delas, muito comum no segmento artesanal é combinar elementos de marca, sistema de cores e exibir estilos e ingredientes especias.

Para otimizar essa decisão diante de um potencial consumidor a Colorado resolveu destacar o estilo de cerveja para cada um de seus rótulos. Isso é especialmente importante, por exemplo, dentro do nicho das IPAs que se tornou um estilo muito demandado e reconhecido por uma grande parte do público deste segmento.

A falta do nome IPA bastante claro dentro do rótulo pode acabar por definir a decisão de um comprador diante da gôndola por um outro produto onde esse fator esteja mais objetivamente definido, e junta-se a isso também a dimensão de marca e preço associado a cerveja.

As novas embalagens de Colorado, buscaram evidenciar cada estilo mantendo a essência da marca que já é bastante reconhecida por um público amplo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.