Cervejaria Japas destaca as famílias produtoras de seus ingredientes em projeto no Instagram

Foto:Bruno Fujii/Instagram cervejaria Japas

Conhecida por utilizar ingredientes diferenciados nas receitas de suas cervejas, a cervejaria paulista Japas investiu num belo projeto fotográfico mostrando os pequenos agricultores que fornecem suas matéria-primas.

O mercado das cervejas artesanais tem uma relação forte com a produção local em pequena escala e o exercício de criatividade em receitas que produzam bebidas diferenciadas.

A cervejaria cigana Japas de SP, formada por três sócias de ascendência nipônica, tem como uma de suas marcas exatamente investir em rótulos que adicionam ingredientes diferenciados, produzidos por pequenos agricultores. Entre estes ingredientes estão o Dekopon (conhecida como tangerina japonesa) usado na New England IPA Kasato Maru e o caqui Fuyu, usado na Russian Imperial Stout Black Daruma.

Através de um projeto fotográfico, do fotógrafo Bruno Fujii, que tem sido postado na sua conta no Instagram a cervejaria tem contado de forma visual a história desses ingredientes e destacado as famílias agricultoras que os produzem.

Leia também: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019

O projeto foi batizado de “Ikiru” e tem mostrado belíssimas fotos, valorizando tanto os fornecedores que trazem personalidade à cerveja, quanto o produto ao mostrar a origem e a qualidade da matéria-prima que diferencia as cervejas da Japas.

Cada foto vem acompanhada de um texto sobre a família produtora e a cerveja onde o respectivo ingrediente foi utilizado, sendo uma ótima ação para engajamento do público que passa a conhecer de maneira atraente e humanizada detalhes do produto e os valores que formam o conceito da marca.

Atualmente a Japas têm sua produção realizada na cervejaria Dádiva, localizada em Várzea Paulista, São Paulo.

Gostou da nossa publicação? Curta nossa página no Facebook!

Para conferir as fotos do projeto basta visitar o Instagram da cervejaria.

View this post on Instagram

Projeto fotográfico IKIRU / Japas Cervejaria + Bruno Fujii ? Caqui Fuyu – Black Daruma O Sítio Sakaguti fica em Piedade, a cerca de 135km de São Paulo. A família Sakaguti veio ao Brasil na década de 50. A família produz caqui Fuyu e também organiza a festa "Colha e Pague", que está no calendário oficial de festas do município. A festa é uma oportunidade para as pessoas terem contato direto com a família e a produção de caqui, podendo colher com as próprias mãos e experimentar a fruta fresca direto do pé, pois no cultivo não é usado nenhum tipo de agrotóxico. "Eu deixei esse pé de caqui e, daqui para a frente, é dessa fruta que vocês vão viver". O produtor Márcio Sakaguti lembra até hoje das palavras do pai, que foram o pontapé inicial para uma das maiores propriedades produtoras de caqui de Piedade. O caqui foi, por anos, responsável pelo sustento dos 14 filhos da família e hoje a propriedade é administrada por Márcio Sakaguti. Atualmente, além do caqui Fuyu, são plantadas outras três variedades – os caquis Coração, Taubaté e Chocolate. Responsável pela maior parte da produção, o caqui Fuyu passou a ser mais apreciado de quatros anos para cá, acredita Kunio Sakaguti. "Antes, as pessoas ficavam esperando o caqui amadurecer", brinca. Essa espécie, lembrou, encontrou em Piedade o clima ideal para se desenvolver. ”Chegamos a plantar mudas do caqui Fuyu em Sorocaba, tudo em vão, nem a flor nasceu", lembra o outro irmão, Hayato Sakaguti. Sakaguti foi uma das centenas de famílias imigrantes japonesas que vieram ao Brasil a partir de 1930. Instalaram inicialmente em Pereira Barreto (norte do Estado), onde plantaram algodão por 18 anos. Mudaram-se na década de 50 para Piedade, que tem uma população de 5 mil descendentes. A Cervejaria Japas criou a Black Daruma, uma Russian Imperial Stout com 11% de álcool e 62 IBUs. Cerveja com sabor licoroso e notas de chocolate amargo, além do toque especial de caqui Fuyu da família Sakaguti — fruta que traz sorte e longevidade na tradição oriental. Foto: @bruno.fujii

A post shared by Japas Cervejaria (@japascervejaria) on