Cervejaria Juan Caloto investe em destilados com seu novo whisky

Cervejaria paulista Juan Caloto diversifica produtos passando a contar também com um Whisky da marca

A cervejaria paulista Juan Caloto está passando a contar com o primeiro destilado entre seus produtos com o lançamento o whisky El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe.

A produção do destilado artesanal é uma forma de resgate e homenagem à antiga tradição de produção de moonshine, um tipo de whisky artesanal tradicionalmente imigrantes escoceses e irlandeses nos EUA durante o século 18.

Os Moonshine eram de forma clandestina, desde a Revolução Americana. Com o objetivo de fugir das tributações sobre grãos e sobre a destilação, alguns produtores fabricavam “sob a luz da lua” a sua bebida alcoólica.

O El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe: elaborado com malte de cevada, centeio, milho e malte turfado escocês, possui uma graduação alcoólica de 45% vol. Visualmente translúcido e com boa viscosidade. Seu aroma é turfado fresco com notas herbais e marinhas, cereais e malte. No sabor, fica a predominãncia de cereais com a picância do centeio, a pungência alcoólica e suculência.


Leia mais:

Zapata Cervejaria investe e cervejas complexas


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


A Juan Caloto, há poucos meses, inaugurou o Esconderijo, seu primeiro bar da marca na cidade de São Paulo. Um local que transfere para o ambiente todo o posicionamento presente na temática da marca ligada ao velho-oeste.

A Geest, destilaria artesanal parceira que já fornece outros destilados ao bar Esconderijo, desenvolveu junto à cervejaria esta bebida que conversa com a temática da Juan Caloto e as histórias do bandoleiro. Enquanto as cervejas contam trechos de aventuras do Juan Caloto, o moonshine faz parte das histórias ao ser uma bebida consumida pelo bando. Ele é servido em uma garrafa inspirada nos antigos vidros de botica e no rótulo está o personagem que oferece este miraculoso elixir nos saloons do velho oeste.

Uma carta de drinks utilizando o El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe foi desenvolvida para o bar da cervejaria de forma a destacar diferentes opções de combinações com o whisky.

Destilados artesanais estão crescendo no Brasil

Muito ligado ao crescimento recente do gim no Brasil, assim como no resto do mundo, a produção em pequena escala de destilados tem se destacado e formando um novo fenômeno do mercado de bebidas.

Diferentes cervejarias artesanais norte-americanas passaram a contar com destilados no seu portfólio nos últimos anos, mesmo sendo apenas uma parcela pequena de seu negócio.

No Brasil o movimento é mais recente, mas também apresenta uma tendência de crescimento. Cervejarias de diferentes locais do Brasil tem investido no segmento com um grande destaque para Minas Gerais.

No caso da Juan Caloto, a temática da cervejaria fincada no Western e a produção de um tipo de whisky ligado à tradições históricas mostram como há possibilidades de criar produtos neste nicho combinando destilados com a trajetória de marcas já existentes.

SOBRE A JUAN CALOTO

Juan Caloto é a criação dos sócios proprietários Felipe Gumiero e Marcelo Bellintani (John e Calote), que desde 2010 já faziam cervejas homebrew na panela como um hobbie entre amigos. Além do apreço pela bebida, os sócios decidiram unir na marca uma outra paixão que têm em comum: os filmes de faroeste. E, assim, foi criado o personagem Juan Caloto, um fugitivo comicamente atrapalhado que daria vida aos rótulos da cervejaria cigana, feitas pelo próprio Marcelo Calote. Todos os lançamentos da Juan Caloto revelam pequenos episódios sobre uma incessante fuga pelo Velho Oeste, a fim de divertir os seus consumidores enquanto bebem das cervejas da marca. Irrrráááá!

Site: juancaloto.com.br
Facebook: Cerveja Juan Caloto
Instagram: @juancaloto

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.