A cervejaria Masterpiece, localizada em Niterói cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, está passando a produzir a cerveja oficial da Escola de Samba Portela, uma das agremiações de samba mais tradicionais do Brasil.
Com o lançamento, a microcervejaria consegue se unir a uma das ocasiões de consumo de cerveja mais tradicionais do Rio de Janeiro que são eventos de samba, em especial da escolas participantes do carnaval carioca.
A Masterpiece, inaugurada em 2020, é reconhecida por ser uma cervejaria por alcançar muitas premiações em concursos cervejeiros e também por seu investimento em diferentes praticas sustentáveis dentro do seu negócio sendo uma das poucas cervejarias do país com a certificação internacional B corp.
Em 2021 passou por uma fusão com a cervejaria Máfia, também de Niterói, o que ampliou consideravelmente sua capacidade de produção a colocando entre umas das maiores cervejarias do estado do Rio de Janeiro.
Leia mais:
Blue Moon já é produzida no Brasil pela Heineken
Heineken é a preferida mas Ambev mantém liderança em vendas
As cervejas produzidas coma marca da Portela possuem dois rótulos. Um pilsen com 4% de teor alcoólico, e uma pilsen premium com 4,5% com uma presença maior de sabor de malte e corpo ligeiramente superior a outra.
Na embalagem vem estampada a tradicional águia da Portela numa lata de 350 ml. O lançamento da cerveja ocorrerá no dia 5 de agosto na quadra da Portela na tradicional feijoada que a Escola de Samba promove..
A “collab” entre Portela e a cervejaria Mastepiece começou num encontro entre o fundador da Masterpiece, André Valle, e o diretor de marketing da Escola de Samba.
“Fui levado por um colega para visitar a escola. Lá, fui apresentado ao diretor de marketing da Portela, Paulo Vaz, e levei diversas cervejas da Masterpiece para ele experimentar. Imediatamente, surgiu uma aproximação natural e sinergia, e tivemos a ideia de criar uma cerveja especial para a Portela.” comentou André sobre o início da parceria.
A estimativa inicial é que a cervejaria produza 20 mil latas por mês para atender a demanda pelo produto.
Além de eventos e da loja da Portela, a cerveja será vendida no e-commerce da Masterpiece e supermercados que já trabalham com produtos da cervejaria.
“Nossos rótulos sempre fizeram referências a grandes artistas, como pintores, escultores e músicos. Afinal, Masterpiece significa obra prima em inglês. E o samba é uma das mais populares e reconhecidas marcas culturais do Brasil. Logo, associar a marca da Masterpiece à Portela é mais do que uma honra, é um privilégio.” comenta André sobre a oportunidade.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.