Cervejaria do Rio recebe certificação internacional de sustentabilidade

A Masterpiece do Rio de Janeiro entra para um grupo seleto de cervejarias no mundo com certificação que atesta desempenho socioambiental

A cervejaria Masterpiece, localizada na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro, recebeu recentemente a certificação B Corp que reconhece empresas com alto padrão de desempenho social e ambiental aplicados em suas operações.

Negócios com certificação de Empresa B, são empresas possuem desempenho social e ambiental verificado, transparência pública e responsabilidade legal direcionados para equilibrar lucro e propósito sendo referendados pela instituição B Lab que audita e valida a certificação.

“A ideia de buscar a certificação B surgiu durante o planejamento da fábrica. Eu estava orientando uma tese de doutorado sobre sustentabilidade em projetos, e me deparei com o artigo do professor sueco Barry Ness. Este artigo é considerado o mais importante do mundo sobre sustentabilidade em cervejarias. E ele criou um checklist sobre o que faria uma cervejaria ser sustentável. A gente cumpriu todos, exceto a certificação B. Assim que abrimos, comecei a buscar isso” declarou Andre Vale sócio-fundador da Masterpiece

Com isso, a Masterpiece se tornou a primeira fábrica de cerveja no Brasil que possui a certificação passando a fazer parte de uma lista seleta de cervejarias ao redor do mundo que alcançaram essa certificação.


Leia mais:

Lúpulo brasileiro realiza a primeira colheita de 2021


O que esperar do mercado de cerveja em 2021


Como exemplo, fazem parte desta lista a norte-americana New Belgium que de longa data investe em estratégias ambientais em sua fábrica e na promoção de um ambiente participativo e estimulante para seus funcionários. Outra cervejaria renomada que alcançou a certificação recentemente foi a escocesa Brewdog que tem implementado uma série de projetos para alinhar sua estratégia a objetivos socioambeintais.

No Brasil junto a Masterpiece, a única marca de cerveja a possuir a certificação B é cerveja Praya, que não possui uma fábrica e produz de forma terceirizada em uma fábrica no Paraná. A Praya também alcançou sua certificação há poucos meses.

A certificação como uma Corporação B vai além da certificação de nível de produto ou serviço. Ela é a única certificação que mede todo o desempenho social e ambiental de uma empresa. O processo de certificação avalia como as operações da empresa e o modelo de negócios impactam seus funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes. 

“Os maiores desafios para nós foram criar processos que nem sonhávamos em desenvolver, mas que se mostraram um diferencial no processo. Isso porque a certificação é “ongoing”, ou seja, eles te mostram um enorme checklist que você deve atender, e muitos destes itens não tínhamos no início do projeto, mas desenvolvemos no processo de certificação.” comentou André sobre os desafios de alcançar a certificação para a Masterpiece.

Entre os elementos que contribuíram para que a Masterpiece alcançasse a certificação estão a utilização de energia fotovoltaica através de 84 painéis solares localizados no telhado da fábrica, reuso da água da chuva para limpeza e utilização dos banheiros, aproveitamento do bagaço do malte para a produção pratos no bar da fábrica e utilização exclusiva de envase em latas de alumínio que possuem uma taxa altíssima de reciclagem.

Ainda este ano, estão previstos novos investimentos na cervejaria para o aumento da capacidade de produção, atualmente em 60.000 litros/mês, e o lançamento de 6 novos rótulos da sua linha Premium.

Sobre a Cervejaria Masterpiece

A Cervejaria Masterpiece foi inaugurada no início de 2020 e é resultado de um projeto dirigido por André Valle, Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia, com formação em Harvard, MIT e Stanford, e professor e coordenador acadêmico do MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.