Cervejaria Overhop inicia construção de fábrica de filial no Canadá

Cervejaria cigana carioca iniciou a construção de fábrica da filial que mantém em Quebéc no Canadá desde o final de 2017

A cervejaria cigana carioca Overhop, anunciou o início da construção de sua primeira fábrica no Canadá, país onde possui uma filial inaugurada há dois anos.

A Overhop se destacou inicialmente por apresentar um grande portfólio de cervejas lupuladas e gradativamente conseguir expandi-lo em outras direções ganhando uma boa adesão do público ao longo desta trajetória.

Publicidade

Em 2017, de forma quase que involuntária, começaram a expandir a marca internacionalmente ao participar de um festival de cerveja no Canadá. Com a boa aceitação de seus produtos acabaram recebendo propostas para produzir no país, iniciando assim a filial da Overhop em terras canadenses.

Com o tempo a filial canadense da marca se desenvolveu atingindo um volume de produção de cerca de 20 mil litros mensais, superior aos 15 mil litros por mês produzidos pela cervejaria no Brasil, para dados obtidos em agosto deste ano.

Leia mais:

Bar no rio ganha nanofábrica com investimento coletivo inovador

A filial canadense da Overhop é conduzida por três membros da empresa que se mudaram para o país para tocar a cervejaria iniciando com produção terceirizada em Quebec e Ontário, na Oshlag Brewing e Distilling e Common Good Beer Company, respectivamente.

Um dos atrativos da produção de cerveja no Canadá é a tributação mais adequada ao nível de microprodução de cerveja, que acaba se revertendo em preços mais competitivos em pontos de venda permitindo uma expansão de consumo de forma mais rápida do que no Brasil, por exemplo.

Avanço da filial canadense mostra bom nível de maturidade da cervejaria brasileira

Iniciada em 2016 a Overhop teve como um de seus destaques no começo do negócio várias premiações no festival Mondial de La Biere, aliado a isso a marca alcançou um bom posicionamento durante a febre das New England IPAs que chegavam ao Brasil nesta época.

Leia mais:

Hocus Pocus já produz 100% de suas cervejas em sua nova fábrica

A estratégia que também contou com uma grande aposta na combinação da utilização de latas e rótulos com ilustrações provocantes, uma novidade na época, alavancou a Overhop como destaque entre as centenas de cervejarias ciganas cariocas, onde as de maiores sucesso haviam iniciado a sua trajetória alguns anos antes.

Com faturamento de R$ 2,1 milhões em 2018, segundo publicação do Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a cervejaria atualmente conta com terceirização de sua produção na fábrica da cervejaria Antuérpia e já passou por outras unidades de produção como a da Mistura Clássica.

O avanço da filial canadense mostra potencial de adesão do público a construção de marca da cervejaria, que alia competência na produção das cervejas e decisões de marketing com um bom timing de execução.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas