Cidade da Bahia estimula fortalecimento de Polo de cervejarias artesanais locais

Foto: Catalisi/Felipe Freitas

Cidade de Lauro de Freitas na grande Salvador, município de maior numero de cervejarias do estado, inicia trabalho para impulsionar microcervejarias locais

A produção de cervejas artesanais tem ganho um amplo espaço em Lauro de Freitas na Bahia, cidade da região metropolitana de Salvador, que está passando a contar com o poder público para uma busca para impulsionar o setor.

Das 24 cervejarias que existem na Bahia, nove estão localizadas no município. Com o intuito de fortalecer o segmento, a prefeitura se reuniu recentemente com os representantes do polo cervejeiro da cidade e discutiram diversas ações que podem ser desenvolvidas, estimulando a abertura de novas empresas e ampliando a geração de emprego e renda no município.

Lauro de Freitas despontou nos últimos anos com a abertura de microcervejarias principalmente devido a proximidade com Salvador junto a valores e condições mais atraentes para a implantação de cervejarias

As cervejarias da cidade se organizaram como um Polo para interagir com entidades do poder público de forma a alavancar o potencial do município relativo a cerveja artesanal de forma a combiná-lo com a cultura e o turismo da região, o que impulsionaria a economia de Lauro de Freitas.


Leia mais:

As 40 maiores cervejarias do mundo do ano de 2021

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


Outro ponto importante debatido durante a reunião foi a Lei 160, de 16/11/21, que dispõe sobre o fomento ao desenvolvimento socioeconômico e turístico, através do incentivo à produção da cerveja artesanal e sua comercialização.

A lei foi reformulada com a parceria da sociedade civil e de representantes do setor.  A prefeita Moema Gramacho destacou que essa lei pode ser um estímulo para que Lauro se torne um grande polo de cerveja artesanal, atraindo turistas e aquecendo a economia. 

“Tratamos sobre diversas ações e eventos que podem ser desenvolvidas no município. Queremos trabalhar as cervejarias como instrumento importante de sustentabilidade, propagando Lauro como a cidade que mais tem produção de cerveja artesanal, algo que fortalecerá o nosso turismo. Pensamos em trazer o Oktoberfest e também aproveitar o período de Copa do Mundo para chamar atenção sobre a forte produção de cerveja que temos aqui”, declarou a prefeita.

A formação de Polos Cervejeiros tem se espalhado por diversos regiões do país, principalmente no estado de São Paulo, de forma a promover ações conjuntas de cervejarias que aumentem sua visibilidade e permitir a viabilização de projetos que isoladamente elas não teriam condições de realizar.

Mensalmente, o polo cervejeiro de Lauro de Freitas tem um faturamento de R$ 500 mil, possui uma produção de 50 mil litros de cerveja e chopp, consolidando-se como um setor potencial em geração de empregos. As secretarias municipais de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel); de Cultura e Turismo (Secult); e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Sedics) irão atuar de forma conjunta, criando estratégias para incentivar o setor, aquecer a economia local e colaborar com o segmento turístico.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.