A cervejaria Colorado, uma das marcas artesanais do portfólio da Ambev, acaba de ampliar sua estratégia de lançamentos de rótulos que ligam sabores brasileiros a músicos populares do país com o lançamento da Colorado Do Leme ao Pontal.
A cerveja pega carona na famosa música do cantor Tim Maia (1942-1998) que exalta praias da orla da cidade do Rio de Janeiro e fala sobre sabores como guaraná, suco de caju e goiabada.
E foi exatamente a goiabada a escolhida para entrar na receita da cerveja e destacar o uso de ingredientes ligados ao Brasil no lançamento que é uma summer ale com 5% de teor alcoólico e 20 IBU,
Os lançamentos ligando a Colorado a música brasileira, que agora dão um grande indicativo que podem se tornar uma série, começaram com a Colorado Morena Tropicana que usou a obra de Alceu Valença ligando valores relacionados a cultura e sabores do Brasil de maneira muito semelhante ao novo lançamento da cervejaria.
Leia mais:
Cervejas Barco lançam Brazilian IPA Tangerina
Latido Ale lança a Weizenbock Argos
Ações desse tipo ganham muita repercussão entre o público por despertar o interesse tanto entre os consumidores da marca quanto entre os fãs do artista, e nesse caso especificamente adiciona a curiosidade pelo uso da goiabada na produção de uma cerveja, um fato inusitado para o grande público que a Colorado é capaz de atingir.
“Tim Maia é um ícone do Brasil e deixou um legado para os fãs de música. Sua discografia inspira gerações e colocou a combinação ‘guaraná, suco de caju e goiabada’ no imaginário popular. Por isso, nós como uma cervejaria que valoriza os ingredientes brasileiros e apoia a música nacional, encontramos a oportunidade perfeita para homenagear o artista”, diz Guilherme Poyares, gerente de marketing de Colorado.
Ações como essa destacam o papel da unidade de inovação da Ambev, ZX Ventures, que tem entre seus objetivos cuidar de diversos aspectos do portfólio de cervejas artesanais da multinacional, possuindo autonomia para criar projetos que precisam responder a um mercado que se movimenta numa velocidade muito superior que a maior parte dos produtos da gigante.
Esses projetos geram ações ligadas a gestão de ativos de produção, estabelecimento de parcerias e a criação do conceito e execução de novos produtos e de sua respectiva comunicação, como a da Colorado do Leme ao Pontal, por exemplo.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.