A Colorado, marca pertencente ao segmento artesanal da Ambev, está trazendo de volta a session IPA Colorado Kuyá que passará a fazer parte do portfólio fixo da cervejaria.
Lançada de forma pontual em 2021, a Colorado Kuyá é uma Session IPA com adição de maracujá que agora vai ampliar a diversidade de produtos da Colorado.
Leve e refrescante, a Kuyá é uma Session IPA com adição de maracujá e apresenta aromas intensos de frutas tropicais, com cor dourada, teor alcoólico de 4,3% e IBU 30.
“Por causa dessas características, é considerada uma IPA menos complicada, que deve atrair até os paladares menos acostumados com o estilo.” comenta a cervejaria em seu release sobre o produto.
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O que esperar do mercado de cerveja em 2023
Em 2021, a marca lançou o rótulo que rapidamente foi um sucesso, e em 2023, depois de escutar alguns apreciadores de bebidas alcóolicas, a session IPA Kuyá está retornando de forma permanente.
O portfólio fixo da Colorado já conta com Ribeirão Larger, Appia, Caiuim, Indica, Vixnu e Demoiselle. Com isso a Kuyá entra para esse grupo sendo a sétima cerveja de comercialização permanente. A bebida chega para satisfazer a demanda recorrente dos consumidores por novos líquidos e novas experiências sensoriais.
A aposta em diferentes tipos de IPAs tem sido uma crescente no mercado de artesanais, em especial aquelas que conseguem se aproximar de um público consumidor mais amplo, e as session IPAs costuma ter um papel interessante por promover uma ponte para cervejas com uma característica maior de amargor.
“As pesquisas mostram que o estilo IPA é o segundo mais consumido do Brasil, atrás apenas do Lager. Como a Kuyá é uma Session IPA, ou seja, menos complexa e fácil de beber, acabou se somando perfeitamente à família para oferecer variedade de opções ao consumidor”, explica Fernanda Frederico.
No caso da Kuyá o desenho de produto casa isso com adição de frutas e o apelo a “brasilidade” característicos da construção de marca da Colorado que é a principal marca da Ambev para competição no mercado de artesanais.
A dinâmica de preenchimento de portfólio através de diferentes tipos de lançamento tem se tornado cada vez mais relevante no mercado de cerveja, em especial no segmento de artesanais e a gigante se encontra muito atenta a isso de forma a garantir sua parcela neste segmento.
A seu favor, dentro da dinâmica de lançamentos atualmente, a Ambev conta com a possibilidade de testar produtos utilizando canais de venda digitais, como Empório da Cerveja e Zé Delivery, que permitem maior eficiência para comercialização de menores escalas e ao mesmo tempo mensurar dados de venda de forma mais aprofundada.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.