A Colorado, uma das cervejarias pertencentes a multinacional Ambev, lançou nesta semana, no dia da Amazônia, a Colorado Amazônica, cujo o preço variará de acordo com os níveis de desmatamento do das florestas da região. Se aumentarem o preço sobe e se diminuírem o preço desce, numa periodicidade semanal.
O lançamento é uma cerveja de trigo do estilo witbier, com teor alcoólico de 4,5%, que ressalta sabores da região ao utilizar farinha de babaçu proveniente da amazônia, semente de pacova que adiciona a cerveja um perfume característico e um toque cítrico proveniente da casca de limão.
Para a cervejaria o objetivo do lançamento, além de destacar a questão da necessidade de conservação da floresta, é beneficiar comunidades tradicionais da região, colaborando desde a escolha de ingredientes para cerveja até a comercialização dos mesmos.
Com isso 100% do lucro obtido com a Colorado Amazônica será destinado a mais de 600 famílias ribeirinhas da Rede de Cantinas da Terra do Meio, no Pará, comunidade formada por ribeirinhos, indígenas e agricultores familiares, onde é produzido o babaçu, um dos ingredientes da bebida.
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A Colorado Amazônica está alinhada com uma estratégia recente do marketing da Ambev que é a de participar de forma inteligente dos assuntos que as pessoas desejam falar, isso ganha maior importância em se tratando de questões relevantes como a ambiental.
Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e publicada em agosto mostra que 83% da população brasileira está insatisfeita com a preservação da Floresta Amazônica, sendo que 35% dos pesquisados consideram a floresta como a maior riqueza natural do Brasil.
Com isso o produto o produto toca em um tema de alta relevância, com o líquido ligado sensorialmente as riquezas resultantes da biodiversidade da região, inclui a participação na cadeia de pequenos produtores com destaque para seu trabalho e comunica toda esta rede de significados para um grande público interessado no tema e/ou na marca Colorado.
“Nas nossas cervejas sempre destacamos os sabores brasileiros e a Colorado Amazônica traz no nome e em sua receita o nosso desejo de colocar em destaque o melhor do Brasil. Mais do que uma cerveja, assumimos um compromisso com a conservação da biodiversidade e estamos ao lado daqueles que respeitam e ajudam a manter a Amazônia em pé. Por isso, nos cercamos de parceiros sérios que vivem e cuidam da floresta todos os dias e estamos muito felizes em fomentar essa conversa junto ao público”, diz Guilherme Poyares, gerente de marketing de Colorado.
O projeto ainda conta com a parceria da rede Origens Brasil, iniciativa que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, garantindo a origem, transparência, rastreabilidade e o comércio justo de produtos da região.
“Com a Colorado Amazônica, a Colorado se tornou membro da rede Origens Brasil e reforçou seu compromisso de longo prazo com os povos da floresta, de forma ética e transparente. O Origens Brasil é assim, acreditamos na força da atuação em rede, unindo empresas, organizações da sociedade civil, ribeirinhos, indígenas, extrativistas e consumidores em prol de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, que alia produção com conservação da floresta em pé”, comenta Luiz Brasi Filho, coordenador de mercado da rede Origens Brasil.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a agência David, que participou de todo o projeto de criação e lançamento que conta com um vídeo para redes sociais (destacado abaixo). “Nada melhor que uma boa cerveja para chamar atenção sobre a preservação da Amazônia ativa”, comenta Rafael Donato, VP de criação.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.