Com Brahma Duplo Malte Ambev incrementa sua estratégia de portfólio

brahma duplo malte
Com Brahma Duplo Malte, Ambev reforça ampliação contínua de portfólio, mantendo sua principal estratégia no mercado de cerveja

A mutinacional Ambev reforça seu portfólio as vésperas do carnaval com uma ampliação da família Brahma através do lançamento da Brahma Duplo Malte.

Um diferencial utilizado pela Ambev, assim como por seus pares internacionais sob a holding AB InBev, é buscar um povoamento de marcas bastante extenso para situações de consumo muito semelhantes.

No caso da Brahma Duplo Malte especificamente esse trabalho de diversificação do portfólio preenche um espaço da família de produtos Brahma entre a tradicional Brahma Chopp e a Brahma Extra.

Como resultado as extensões de linha se tornaram parte de uma estratégia da Ambev visando agregar valor a marcas reconhecidas pelo público, já utilizada para diversificação da família Skol que ganhou a Skol Hops e a Skol Puro Malte no final de 2018.


Leia mais:

Mercado de cervejas premium cresce e ganha novas dinâmicas no Brasil


Infográfico: Market share do mercado de cerveja no Brasil em 2019


A Brahma Duplo Malte utiliza dois tipos de malte, o Pilsner e o Munich, levando ao grande público o conceito de que a combinação de diferentes tipos de malte resulta numa diversificação do sabor da cerveja.

“Queríamos trazer uma novidade para as pessoas e mostrar ao grande público a combinação de sabores a partir de dois tipos de malte”, comentou José Octávio Freitas, gerente de marketing de Brahma em publicação da Exame.

“Percebemos que, com perfis diferentes, tínhamos uma oportunidade de mercado para este consumidor. A Duplo Malte é a cerveja para o consumidor que procura um pouco mais de sabor, no meio do caminho entre a ‘chope’ e a ‘extra'”, analisou o executivo em publicação ao portal UOL.

A guerra do “puro malte” se mantém intensa no Brasil

Uma das primeiras estratégias das grandes cervejarias no Brasil visando transmitir ao grande público algum tipo de valor agregado a cerveja foi o investimento no conceito “puro malte”.

Mesmo que tecnicamente frágil sob um ponto de vista mais abrangente sobre a qualidade da cerveja (a mesma Ambev constrói a imagem da cerveja Colorado numa quase antítese ao puro malte), o termo puro malte é praticamente um mantra no segmento de cervejas premium brasileiras, sendo abraçado por todas as grandes cervejarias.

Com a Duplo Malte a Ambev reforça seu arsenal na criação de pontes com as cervejas premium de seu portfólio, utilizando agora a linha Brahma numa busca de construção de conexão com o público mais familiarizado com a marca.

O desenvolvimento da Brahma Duplo Malte foi iniciado em agosto de 2019 e ficou a cargo do centro de inovação e tecnologia da empresa localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

A Brahma Duplo Malte ganha comercialização já durante o carnaval no Rio de Janeiro e em março em todo o Brasil.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.