Como a Copa do Mundo acaba ampliando as vendas de cerveja

A Copa do Mundo proporciona uma alteração de hábitos de consumo que busca ser explorado por cervejarias

A Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, apresenta a peculiaridade de ocorrer no verão no hemisfério sul se juntando ao período de confraternizações de fim de ano se tornando um cenário para impulsionar o consumo de cerveja no período.

O torneio tradicionalmente proporciona uma grande oportunidade para vendas acima da média durante o período de sua ocorrência, devido a uma alteração do hábito dos consumidores devido a atmosfera criada pelos jogos.

O futebol é um esporte mundialmente muito associado ao consumo de cerveja, com alguns dos países mais tradicionais deste esporte sendo também mercados muito importantes para esta bebida.

Toda cultura criada ao redor deste esporte ao longo dos anos favorece que a cerveja ganhe a preferência de consumo sobre outras alternativas de bebidas alcoólicas, ainda mais num torneio de relevância mundial como a Copa do Mundo.


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O perfil de consumo de cerveja na Copa do Mundo

O aumento de consumo de cerveja durante a Copa se dá pela expectativa de confraternizações e descontração criado pelo evento.

Tanto o planejamento de reuniões privadas como também encontros em bares e restaurantes para se assistir os jogos e também para celebrar vitórias fazem com que o volume de vendas de cerveja tenda a aumentar.

Com isso, quanto mais o Brasil avança no campeonato mais esse efeito sobre as vendas de cerveja se reproduz potencializando vendas acima da média para o período.

Dois fatores foram somados no Brasil ao período da Copa fazendo com o que o potencial de volume de cervejas aumentasse.

O primeiro é a combinação da Copa com o período do verão que tradicionalmente resulta em aumento de vendas e também a ocorrência da Black Friday durante o período do torneio de futebol o que acabou por sobrepor ocasiões de consumo para o público.

Varejistas como o Grupo Pão de Açúcar registraram aumento em vendas de bebidas em 15% em relação a 2021 na Black Friday deste ano, por exemplo.

É esperado especificamente para o mercado de cerveja um aumento de 8% nas vendas frente ao ano passado o que faria o setor atingir 15,4 bilhões de litros em 2022, um recorde no volume comercializado.

Cervejarias se posicionam para aproveitar o período da Copa

Para capturar em vendas oportunidade gerada pela Copa, as grandes cervejarias buscam se planejar tanto operacionalmente quanto também na divulgação promocional para alcançar consumidores.

No quesito promocional de longe a AB InBev, holding da Ambev no Brasil, tem larga vantagem por ser a patrocinadora oficial da Copa do Mundo Fifa há algumas décadas, o que lhe proporciona o direito de exclusividade de se associar a marca do evento.

Em 2022 um revés ocorrido foi a proibição no país sede da Copa, o Catar, do consumo de cerveja dentro dos estádios, porém para a AB InBev o mais importante é o aumento de consumo em seus mercados de maior retorno, onde a divulgação associada ao evento também ocorre.

A empresa inclusive prometeu entregar para o campeão do torneio o volume de cerveja não vendido no país sede da Copa durante o evento devido a proibição.

As pequenas cervejarias na Copa do Mundo

Incomparavelmente com menos poder financeiro para se preparar para abocanhar mercado no evento, as pequenas cervejarias também estão buscando explorar oportunidades do período de Copa do Mundo no Brasil.

As microcervejarias do país também buscaram se associar de alguma forma com a temática da Copa ou ocasiões de consumo relacionadas ao torneio para surfar na onda do campeonato.

Diversos brewpubs e taprooms criaram programações para momentos dos jogos e microcervejarias com foco em distribuição lançaram produtos promocionais que remetem a temática do futebol e seleção brasileira para embarcar na onda da Copa do Mundo.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.