A marca belga Hoegaarden, pertencente ao portfólio de cervejas da Ambev, lançou na última semana no Brasil a sua versão em latas. A Witbier traz a novidade para o público brasileiro explorar novas possibilidades da cerveja que já estava disponível em garrafas de 330ml.
Hoegaarden é uma das marcas de cervejas globais do grupo AB Inbev, holding mundial da Ambev, e tem recebido uma série de investimentos nos últimos anos para suportar o crescimento que tem experimentado recentemente.
Nos últimos anos os volumes de vendas das cervejas Hoegaarden cresceram pelo menos 35%, após um período de queda. Para reforçar o crescimento da marca, a AB InBev anunciou em 2019 um investimento de 42 milhões de euros na fábrica que produz a witbier para nova linha de envase e aumento de área de armazenamento.
A fábrica de Hoegaarden na Bélgica possui 1,5 milhão de hectolitros de capacidade de fermentação e emprega cerca de 170 pessoas. Adicionalmente, a Hoegaarden também é produzida na China, um mercado emergente para os produtos da Ambev.
Leia mais:
Lagunitas lança sua primeira IPA sem álcool
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
A chegada das latas de 269 ml de Hoegaarden no Brasil abre possibilidade da inserção do produto em ocasiões de consumo onde as latas sejam mais convenientes e apresentem maior poder de relacionamento com o público.
“Cada vez mais os consumidores buscam novas experiências de sabor em suas ocasiões de consumo. Estamos sempre atentos aos anseios das pessoas e, por isso, decidimos oferecer para elas uma nova forma de consumir a Hoegaarden. O sabor e todo o ritual permanecem iguais, o que muda é a forma de apreciar a cerveja”, afirma Lia Dutra, Gerente de Hoegaarden no Brasil.
A nova embalagem de Hoegaarden ainda possui todo o design característico da marca, que inspira em ambientes urbanos o contato com a natureza, os momentos de pausa e o modo simples de se aproveitar a vida, relembrando o vilarejo onde nasceu, no interior da Bélgica. Já o sabor é o mesmo: refrescante, suave e, ao mesmo tempo, com dulçor balanceado e levemente cítrica.
A versão em lata da Hoegaarden pode ser encontrada no site Empório de Cerveja e também em algumas das principais redes de supermercados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, a marca tem se aproximado ainda mais dos consumidores com iniciativas únicas. Em 2019, foi inaugurado em São Paulo o Greenhouse Hoegaarden, primeiro bar proprietário da cervejaria belga em todo o mundo. Além de transmitir todo o ambiente do vilarejo onde a cerveja nasceu, o espaço traz um cardápio único e variado.
Em 2020 a marca também levou conteúdo para que os consumidores pudessem encontrar momentos para cuidar de si durante a pandemia, com as aulas gratuitas de yoga online em seus canais digitais.
Em sua trajetória internacional recente, Hoegaarden já ganhou extensões de marca com versões que levam adição de pêssego na Tailândia e versões sem álcool que chegaram ao mercado europeu e norte-americano.
Sobre Hoegaarden
Hoegaarden tem uma herança muito singular. Criada em 1445 no vilarejo homônimo à marca, ela é a Witbier original belga e se tornou referência mundial no estilo. Presente em mais de 70 países, esta cerveja de trigo leva em sua receita raspas de casca de laranja e sementes de coentro, que caracterizam seu estilo e afirmam sua refrescância e sabor único. Hoegaarden é detentora de dez medalhas na Copa do Mundo de Cervejas, o World Beer Cup – seis de ouro, duas de prata e duas de bronze – a mais premiada do mundo.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.