Duvel envelhecida em barris de cachaça é lançada em série Barrel Aged

Linha Duvel Barrel Aged homenageia a tradição da cachaça com lançamento maturado em barris brasileiros da bebida

As adegas da tradicional cervejaria belga Duvel trouxeram recentemente uma novidade que homenageia a cachaça brasileira, com o lançamento da Duvel Barrel Aged Brasil Rhum Edition

A Duvel Barrel Aged series é uma linha sazonal da Duvel que anualmente busca adicionar inovação aos produtos da cervejaria com a escolha de barris de destilados de diferentes locais do mundo para a maturação da cerveja belga.

Desde 2017, nossos mestres cervejeiros e destiladores têm feito todos os esforços uma vez por ano para preparar a versão especial de Duvel. Em vez de uma refermentação na garrafa, a icônica Duvel é então maturada em barricas de madeira, onde uma vez foram amadurecidos saborosos destilados.

Em 2023, a escolha da cervejaria belga foi de barris de cachaça, que em certas partes do mundo é chamada de Brazilian rhum dada a proximidade com o rum caribenho que também é produzido a partir da cana de açúcar e é mais popular internacionalmente.


Leia mais:

Duvel chega aos seus 150 anos cada vez mais internacional


O que esperar do mercado de cerveja em 2023


Para a realização deste desafio a cervejaria levou para a Bélgica nada menos que 446 barris de cachaça saídos do Brasil, que ao chegarem a adega receberam Duvel para o desenvolvimento de sabor ao longo do tempo de envelhecimento.

Após 8 meses de intensa maturação, a cervejaria chegou a um resultado descrito como “mágico” numa fusão única e natural de ambos os perfis de sabores. Os barris utilizados pela Duvel são de carvalho e tiveram origem em Minas Gerais.

“Os barris de cachaça enriquecem Duvel com um punch de frutado, que termina festivamente com notas de carvalho, nozes secas e baunilha. Em Duvel Barrel Aged, The Brasil Rhum Edition você descobrirá tanto a delicadeza da nossa confiável Duvel quanto o caráter picante da cachaça.” descreveu o mestre destilador da Duvel, Cédric Heymans.

O sabor e o retrogosto da cerveja ficaram mais redondos graças ao álcool original da cachaça que ainda estava presente encharcado nas barricas de carvalho . Essa é a explicação para o aumento do teor alcoólico da cerveja que chegou a 11%.’

A embalagem especial de 750 ml, em garrafas numeradas, acompanha a experiência de celebração da “brasilidade” da cachaça com motivos visuais que remetem a festividades brasileiras nas cores azul, verde e amarelo.

Série Barrel Aged contribui para manutenção da relevância de Duvel

A Duvel Barrel Aged series faz parte da estratégia de manutenção da relevância da cervejaria Duvel Moortgart, que completou 150 anos em 2021, através de um portfólio que se comunique com as dinâmicas do mercado de cervejas especiais da atualidade. Além de um portfólio sazonal próprio, a Duvel também estende essa atuação através de microcervejarias adquiridas nos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos.

A seleção da origem dos barris para a série Barrel Aged acompanha bebidas com tradição e histórias que podem ser exploradas numa visão de marketing para além apenas do sensorial. A edição com cachaça, a oitava desta série, já teve anteriores com whisky irlandês, rum caribenho e bourbon norte-americano.

Outra cervejaria tradicional belga, a La Trappe, já explorou maturação em barris de cachaça para a produção de uma cerveja sazonal em 2014.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.