Eisenbahn Pilsen Unfiltered começa a ser distribuída pela Coca-Cola

Foto: Divulgação com montagem por Catalisi

Eisenbahn Pilsen Unfiltered ganha distribuição pelo Coca-Cola Femsa fortalecendo portfólio de cervejas premium da companhia

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, está dando início à distribuição do rótulo de cerveja Eisenbahn Pilsen Unfiltered nas regiões Sul, Sudeste e nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.

A Eisenbahn Unfiltered é um lançamento recente da marca que é uma das pioneiras no mercado de cerveja artesanal brasileiro e pertence ao grupo Heineken Brasil, que possui um contrato de distribuição com o Sistema Coca-Cola.

A Coca-Cola chegou a possuir uma disputa comercial com a Heineken Brasil que durou 4 anos, com o objetivo de manter seu direito de distribuir marcas da da holandesa no país, que corria o risco de ser perdido. No início de 2021, as duas empresas chegaram a um acordo de como seria a divisão de direitos de distribuição sobre o portfólio da marcas da cervejaria.

Neste redesenho, o Sistema Coca Cola passou a poder produzir e distribuir novas cervejas, além de manter a entrega ao varejo de marcas como Kaiser, Bavaria, Sol e Eisenbahn, que continuam sendo fabricadas pela Heineken no país. Já as cervejas Heineken e Amstel passaram a ser distribuídas diretamente pela fabricante.


Leia mais:
cerveja therezopolis
Coca Cola Femsa compra a cerveja Therezópolis

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


A Eisenbahn Unfiltered é um lançamento que passa a compor o portfólio fixo da cervejaria e faz parte da comemoração dos 20 anos da marca que nasceu na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. O lançamento se junta aos rótulos Pilsen, Weizen, IPA e Pale Ale da Eisenbahn.

Lançamento da Eisenbahn Pilsen Unfiltered ganha destaque na distribuição de cervejas da Coca-Cola

O lançamento da Eisenbahn Pilsen Unfiltered, que foi anunciado recentemente, criou um espécie de extensão de linha do rótulo Eisenbahn Pilsen, que é o carro-chefe da marca, oferecendo uma experiência diferenciada para o consumidor com foco num grande público.

Planejada para ser uma versão especial do estilo Pilsen, o novo rótulo chega às gôndolas nos formatos lata de 350 ml e long neck. A Eisenbahn Unfiltered é uma Pilsen não filtrada e, por isso, é capaz de reter uma série de sabores e aromas característicos, sem perder o frescor, prometendo resultar em um sabor único para os apreciadores de cerveja..

Para garantir a experiência de sabor, os componentes da Eisenbahn Pilsen Unfiltered precisam ser misturados antes de beber. Por isso, as embalagens foram criadas com as artes invertidas, para que, de forma intuitiva e divertida, a importância do ritual seja ressaltada.

Celebrando 20 anos de história, a Eisenbahn Pilsen Unfiltered é um dos grandes lançamentos para celebrar o aniversário da cervejaria. “São vinte anos construindo o mercado artesanal. E agora chegou a hora de novamente a Eisenbahn continuar seus esforços de democratizar o segmento. Com a chegada da Eisenbahn Pilsen Unfiltered, vamos literalmente virar a concepção do mercado cervejeiro de cabeça para baixo no quesito sabor único, frescor especial e qualidade artesanal”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Sistema Coca Cola no Brasil têm investido fortemente no mercado de cerveja

Nos últimos anos as engarrafadoras da Coca Cola no Brasil têm investido fortemente na categoria de cervejas, tendo uma série de marcas em seu portfólio com o objetivo de disputar diferentes segmentos deste mercado.

Com o portfólio atualizado recentemente, a Coca Cola passou a possuir sob seu guarda chuva de distribuição marcas de cerveja que vão desde o segmento econômico como Kaiser e Bavaria, passando pelo chamado ‘mainstream plus’ com Tiger e chegando até o segmento premium com Eisenbahn, Sol, Estrella Galicia e Therezópolis.

A marca Therezópolis é a única onde a Coca Cola vai além da distribuição e é também a responsável pela produção da cerveja após a aquisição da cervejaria em 2021. A Therezópolis, que também produz a marca Sulamericanana, se tornou um caso singular em âmbito global, onde a Coca Cola passou a comandar uma fabricação de cerveja.

Já a marca espanhola Estrella Galicia, que possui um projeto com foco em expansão dentro do mercado premium de cerveja do Brasil, encontrou na Coca Cola o parceiro ideal para buscar a expansão aproveitando a capilaridade da distribuição da Coca Cola no país.

O sistema Coca Cola no Brasil possui acesso a mais de 350 mil pontos de venda, com dezenas de centros de distribuição espalhados pelo território nacional, o que representa uma infraestrutura fundamental para permitir a ampliação e manutenção da presença de uma marca no mercado brasileiro.

A expansão da Heineken no Brasil foi impulsionada em grande parte pela existência desta rede distribuição da Coca Cola, que iniciou as vendas das marcas da cervejaria no Brasil através de uma parceria contratual ainda antes da holandesa realizar a aquisição da Brasil Kirin que ampliou a sua capacidade de produção no país.

Sobre o Grupo Heineken no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a Companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, no Brasil, na Guatemala, na Colômbia e na Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, na Nicarágua, no Panamá, no Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para obter mais informações, visite o site da Coca-Cola FEMSA.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.