Estrella Galicia inicia construção de sua fábrica de R$ 2 bilhões no Brasil

Foto: Divulgação

Estrella Galicia, marca da espanhola Hijos de Rivera, deu início a construção de sua primeira fábrica no Brasil na cidade de Araraquara (SP)

Estrella Galicia, marca espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, deu início as obras de sua primeira fábrica no Brasil, que ficará localizada na cidade de Araraquara no estado de Sao Paulo.

Anunciada no final do ano passado, a fábrica da Estrella Galicia é um movimento pois alavanca ainda mais a disputa que ocorre no mercado de cervejas premiums do país, agora através de produção própria da espanhola.

Presente no Brasil desde 2008, através de uma produção terceirizada numa cervejaria no estado de São Paulo combinada também com produtos importados, já fazem da operação brasileira a maior atualmente da Hijos de Rivera fora da Espanha e que possui cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país.

Focada no segmento premium, que tem crescido de forma consistente no Brasil já alcançando cerca de 20% do mercado total de cerveja, a Estrella Galicia quer, através deste investimento, consolidar o Brasil como seu principal mercado fora da Espanha e também impulsionar seu crescimento na América do Sul.


Leia mais:

Ambev continua crescendo e destaque do core-plus


Sistema Coca-Cola passa a distribuir Estrella Galicia no Brasil


A fábrica de Araraquara será a primeira do grupo fora da Espanha, com produção estimada de 1,5 bilhão de litros de cerveja ao ano e ocupará uma área de 250 mil m². Ao todo, serão investidos cerca de R$2 bilhões, sendo o maior investimento recebido pela história da cidade.

Os investimentos na unidade serão divididos em duas fases. A primeira delas, será realizada ao longo de 2022, na ordem de R$1 bilhão, e a segunda, ficará para 2025, com mais R$1 bilhão. 

Hijos de Rivera conta com o Brasil para atingir o faturamento de 1 bilhão de euros

A Hijos de Rivera está passando por uma fase intensa de investimentos para poder executar um ambicioso projeto de crescimento, onde o mercado brasileiro, no qual tem buscado incrementar a sua presença nos últimos anos, tem um papel muito importante.

O projeto da empresa, que em 2021 faturou 610,4 milhões de euros (o recorde da história da Hijos de Rivera), é atingir até 2024 o faturamento de 1 bilhão de euros. O que representaria um crescimento de 64% em relação ao ano passado.

Boa parte do investimento para alcançar este objetivo está na ampliação de capacidade produtiva. A empresa, além da unidade em São Paulo, também irá ganha uma nova fábrica na Espanha.

Uma dos pilares para o crescimento da Hijos de Rivera estará no mercado internacional. A previsão do grupo é que ele represente 20% do faturamento em 2024, enquanto atualmente não chega a 10%, conforme revelou o próprio presidente da empresa. A fábrica em São Paulo que deverá ser inaugurada no final de 2023, será fundamental para o mercado brasileiro, que é um local chave para a empresa.

O anúncio da fábrica da espanhola foi antecedido por um acordo de distribuição com o sistema Coca Cola no Brasil, que buscará viabilizar o aumento da distribuição da Estrella Galicia no país aproveitando o movimento de crescimento das cervejas premiuns.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.