Estrella Galícia promove programa de aceleração de startups brasileiras

Marca de cervejas premium espanhola está com inscrições abertas até o dia 30/09 para programa de aceleração startups brasileiras com propostas para sua cadeia digital

Os empreendedores brasileiros interessados em crescer junto com uma das mais inovadoras marcas de cerveja premium do país têm a oportunidade de participar do TheHop Brasil, o Programa de Empreendedorismo Colaborativo da Estrella Galicia. A etapa brasileira do ambicioso Plano de Transformação Digital da cervejaria espanhola pretende promover o ecossistema de inovação com foco na cadeia de valor da empresa e suas áreas. Após o sucesso da primeira edição do programa na Espanha, em 2018, a iniciativa desembarcou agora no Brasil. E tem inscrições abertas até 30 de setembro no site www.thehopbrazil.xyz . 

O projeto é composto de uma série de iniciativas centradas em três grandes critérios: fomento do ecossistema empreendedor, busca por novas soluções em sintonia com os desafios da empresa e incentivo à colaboração entre Estrella Galicia e jovens empreendedores. 

“A Estrella Galicia se identifica com valores como inovação, vontade de aprender e pensar fora da caixa, todos atributos essenciais ao momento da empresa no país e muito presente nas características dos empreendedores brasileiros. Por isso estamos com grande expectativa de experimentar coisas novas e, ao mesmo tempo, de compartilhar o nosso conhecimento com as startups brasileiras”, afirma Juan Paz, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil.

Aberta à comunidade empreendedora do Brasil, a convocação será reforçada nas universidades, coworkings e centros de empreendedorismo de vários estados do país. As equipes deverão defender suas ideias diante de uma banca composta por profissionais internos e externos da rede da Estrella Galicia. Das empresas nascentes espera-se ideias e projetos relacionados à cadeia de valor da Estrella Galicia, como também propostas de  tecnologias alternativas como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT). 

TheHop se dedicará a encontrar startups e/ou scale-ups que desenvolvam iniciativas dentro de duas macro-áreas sendo elas, Indústria 4.0 e Experiência com Consumidores. A primeira inicialmente se dedicará mais em operações e logística, incluindo, mas não se limitando, ao uso de tecnologias consolidadas e emergentes. A segunda focará em experiência e relacionamento com consumidores, desde o ambiente digital e e-commerce até soluções para pontos de consumo e venda.


Leia mais: ABRACERVA faz parceria com empresa de inovação que mapeia localização de cerveja


A apresentação das 15 startups finalistas (Pitch Day) acontecerá em outubro. Nesta peneira, serão selecionadas as cinco empresas que serão aceleradas. O programa começará com uma viagem das cinco startups à Espanha, num processo de imersão e aprendizado com os executivos de lá. Uma vez de volta ao Brasil, a aceleração se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2020 e terá como base de operação um espaço personalizado no coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros. 

Durante o programa, os empreendedores selecionados pelo TheHop terão acesso à formação específica. Isso inclui sessões de mentoring com executivos da empresa no Brasil e na Espanha, além dos vencedores da 1a edição do TheHop. Da mesma forma, serão oferecidas sessões de coaching com profissionais qualificados e colaboração com o ecossistema da Estrella Galicia, para que suas ideias se desenvolvam da maneira mais inovadora possível. “A inovação é um ponto-chave para a Estrella Galicia. Ao ativar esta iniciativa, reforçamos a importância que damos a poder trabalhar com o talento inovador e empreendedor nas diferentes áreas da nossa cadeia de valor”, destaca Ignacio Rivera, CEO Global da Estrella Galicia. 

Os benefícios para as startups selecionadas são vários e relevantes, como aceleração de quatro meses sem contrapartida acionária, imersão na Espanha e pitch para exportação de serviços para a Europa, área de trabalho exclusiva dentro do coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros e trabalho de construção de reputação para cada startup, além de mentorias e palestras pelo time nacional e internacional da Estrella Galicia.


Leia mais: ZX Venture, braço de inovação da AB Inbev, completa a compra do Rate Beer


Em 2018, na versão espanhola da ação, foram 423 empresas inscritas e, destas, 18  tornaram-se finalistas. No fim, seis foram escolhidas para entrar no programa de aceleração. De fato, após o fim do projeto todas ainda seguem em contato e constante criação conjunta com a Estrella Galicia. Mas também contam com especialistas externos que os ajudam no desenvolvimento do piloto e aconselham nos diferentes eventos de rede. 

Um Plano de Transformação Digital para revolucionar a experiência do cliente

Com o Programa de Empreendedorismo Colaborativo TheHop, a Estrella Galicia consolida o seu planejamento digital e segue reinventando o seu modelo de negócio para manter o ritmo de crescimento obtido nos últimos anos.

Liderado diretamente por Ignacio Rivera, principal executivo da empresa, o Plano de Transformação Digital tem apoio de toda a equipe de direção, à qual se uniu recentemente Juan José Delgado (ex-Amazon) como novo Chief Digital Officer (CDO). Trata-se de um dos processos de transformação mais completos e avançados da indústria espanhola, e um exemplo no setor cervejeiro na Europa.

“A transformação digital tem de ser uma ajuda para que a organização alcance seus objetivos fundamentais de maneira mais eficiente, autônoma e escalável”, afirma Ignacio Rivera. “É uma ferramenta que agrega muitíssimo valor às equipes para competir na nova economia”, destaca.

Sobre a Estrella Galicia 

A Estrella Galicia ainda hoje é uma empresa 100% familiar, liderada por Ignacio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que mantém a tradição cervejeira desde 1906. 

Líder do Segmento Premium na Espanha, comercializa Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage, mais conhecida como a “ovelha negra da família Rivera”, se caracteriza por uma marcada vocação internacional com presença em mais de 40 países. 

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.