Os empreendedores brasileiros interessados em crescer junto com uma das mais inovadoras marcas de cerveja premium do país têm a oportunidade de participar do TheHop Brasil, o Programa de Empreendedorismo Colaborativo da Estrella Galicia. A etapa brasileira do ambicioso Plano de Transformação Digital da cervejaria espanhola pretende promover o ecossistema de inovação com foco na cadeia de valor da empresa e suas áreas. Após o sucesso da primeira edição do programa na Espanha, em 2018, a iniciativa desembarcou agora no Brasil. E tem inscrições abertas até 30 de setembro no site www.thehopbrazil.xyz .
O projeto é composto de uma série de iniciativas centradas em três grandes critérios: fomento do ecossistema empreendedor, busca por novas soluções em sintonia com os desafios da empresa e incentivo à colaboração entre Estrella Galicia e jovens empreendedores.
“A Estrella Galicia se identifica com valores como inovação, vontade de aprender e pensar fora da caixa, todos atributos essenciais ao momento da empresa no país e muito presente nas características dos empreendedores brasileiros. Por isso estamos com grande expectativa de experimentar coisas novas e, ao mesmo tempo, de compartilhar o nosso conhecimento com as startups brasileiras”, afirma Juan Paz, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil.
Aberta à comunidade empreendedora do Brasil, a convocação será reforçada nas universidades, coworkings e centros de empreendedorismo de vários estados do país. As equipes deverão defender suas ideias diante de uma banca composta por profissionais internos e externos da rede da Estrella Galicia. Das empresas nascentes espera-se ideias e projetos relacionados à cadeia de valor da Estrella Galicia, como também propostas de tecnologias alternativas como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT).
TheHop se dedicará a encontrar startups e/ou scale-ups que desenvolvam iniciativas dentro de duas macro-áreas sendo elas, Indústria 4.0 e Experiência com Consumidores. A primeira inicialmente se dedicará mais em operações e logística, incluindo, mas não se limitando, ao uso de tecnologias consolidadas e emergentes. A segunda focará em experiência e relacionamento com consumidores, desde o ambiente digital e e-commerce até soluções para pontos de consumo e venda.
Leia mais: ABRACERVA faz parceria com empresa de inovação que mapeia localização de cerveja
A apresentação das 15 startups finalistas (Pitch Day) acontecerá em outubro. Nesta peneira, serão selecionadas as cinco empresas que serão aceleradas. O programa começará com uma viagem das cinco startups à Espanha, num processo de imersão e aprendizado com os executivos de lá. Uma vez de volta ao Brasil, a aceleração se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2020 e terá como base de operação um espaço personalizado no coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros.
Durante o programa, os empreendedores selecionados pelo TheHop terão acesso à formação específica. Isso inclui sessões de mentoring com executivos da empresa no Brasil e na Espanha, além dos vencedores da 1a edição do TheHop. Da mesma forma, serão oferecidas sessões de coaching com profissionais qualificados e colaboração com o ecossistema da Estrella Galicia, para que suas ideias se desenvolvam da maneira mais inovadora possível. “A inovação é um ponto-chave para a Estrella Galicia. Ao ativar esta iniciativa, reforçamos a importância que damos a poder trabalhar com o talento inovador e empreendedor nas diferentes áreas da nossa cadeia de valor”, destaca Ignacio Rivera, CEO Global da Estrella Galicia.
Os benefícios para as startups selecionadas são vários e relevantes, como aceleração de quatro meses sem contrapartida acionária, imersão na Espanha e pitch para exportação de serviços para a Europa, área de trabalho exclusiva dentro do coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros e trabalho de construção de reputação para cada startup, além de mentorias e palestras pelo time nacional e internacional da Estrella Galicia.
Leia mais: ZX Venture, braço de inovação da AB Inbev, completa a compra do Rate Beer
Em 2018, na versão espanhola da ação, foram 423 empresas inscritas e, destas, 18 tornaram-se finalistas. No fim, seis foram escolhidas para entrar no programa de aceleração. De fato, após o fim do projeto todas ainda seguem em contato e constante criação conjunta com a Estrella Galicia. Mas também contam com especialistas externos que os ajudam no desenvolvimento do piloto e aconselham nos diferentes eventos de rede.
Com o Programa de Empreendedorismo Colaborativo TheHop, a Estrella Galicia consolida o seu planejamento digital e segue reinventando o seu modelo de negócio para manter o ritmo de crescimento obtido nos últimos anos.
Liderado diretamente por Ignacio Rivera, principal executivo da empresa, o Plano de Transformação Digital tem apoio de toda a equipe de direção, à qual se uniu recentemente Juan José Delgado (ex-Amazon) como novo Chief Digital Officer (CDO). Trata-se de um dos processos de transformação mais completos e avançados da indústria espanhola, e um exemplo no setor cervejeiro na Europa.
“A transformação digital tem de ser uma ajuda para que a organização alcance seus objetivos fundamentais de maneira mais eficiente, autônoma e escalável”, afirma Ignacio Rivera. “É uma ferramenta que agrega muitíssimo valor às equipes para competir na nova economia”, destaca.
A Estrella Galicia ainda hoje é uma empresa 100% familiar, liderada por Ignacio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que mantém a tradição cervejeira desde 1906.
Líder do Segmento Premium na Espanha, comercializa Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage, mais conhecida como a “ovelha negra da família Rivera”, se caracteriza por uma marcada vocação internacional com presença em mais de 40 países.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.