Fizemos 3 perguntas para as chapas candidatas a diretoria da Abracerva

Publicidade
Chapas candidatas a diretoria da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – responderam a 3 perguntas sobre a perspectiva de atuação da entidade. Confira na publicação.

A Abracerva – Associação que defende os interesses da cadeia da cerveja artesanal independente brasileira – terá eleições para seu Conselho, o órgão máximo da instituição, no próximo dia 15 de outubro (quinta-feira).

Como forma de contribuir para um processo de democrático onde a divulgação de ideias ajude os associados da entidade a escolher as propostas que julguem as mais adequadas para seu desenvolvimento, a Catalisi enviou 3 perguntas para as chapas que disputam o pleito.

Publicidade

A Abracerva é uma entidade fundamental para a defesa dos interesses da cadeia da cerveja artesanal que é composta de pequenos produtores e diversos profissionais espalhados pelo Brasil, sendo uma instituição estratégica para a promoção do amadurecimento deste mercado que traz diversidade, gera emprego e enriquece o cenário da cerveja no país.

Duas chapas estão concorrendo ao comando da associação para o período 2020/2021. A Chapa 1 chamada de Colegiado Cervejeiro (clique aqui para conhecer seus integrantes), e a Chapa 2, chamada de Maturação (clique aqui para conhecer seus integrantes).


Leia mais:

Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


Abaixo seguem as 3 perguntas enviadas para cada uma das chapas pela Catalisi e suas respectivas respostas.

1- COMO será possível viabilizar o crescimento da Abracerva para que ela seja cada vez mais representativa de todos os envolvidos com a cadeia da cerveja artesanal independente no Brasil?

Chapa 1-Colegiado Cervejeiro
Acreditamos que indo no caminho de abrir mais regionais, agregando outras áreas como por exemplo a de sommelier.
Também fazendo um clube de benefícios para os associados, ganhando assim mais número e força.
E também votando na chapa 1 que tem integrantes de todo o setor representado.

Chapa 2-Maturação
Estamos organizando três frentes para o fortalecimento da Associação em representatividade e números:
(1) continuidade do trabalho de criação de Regionais e aprofundamento dos vínculos com as que já existem;
(2) criação de programas de benefícios e ações que estejam vinculadas às dores e demandas de cada categoria de associados;
(3) estratégias de geração de receitas para uma gestão profissional da Associação.

2 – QUAIS os 2 principais temas que a Abracerva deveria focar para trazer benefícios para o mercado de cerveja artesanal independente e PORQUE?

Chapa 1-Colegiado Cervejeiro
Buscar impostos diferenciados para as micros-cervejarias afim de incentivar o crescimento do mercado cervejeiro, outro tema muito importante é focar na educação cervejeira para o público, pois só ensinando as pessoas que a gente ganhará mercado e força do coletivo.

Chapa 2-Maturação
(1) Articulação com o poder público
Hoje uma das barreiras para o crescimento do mercado cervejeiro independente é a pesada carga tributária. Para melhoraria disto é necessário organizar informação e preparar articulação para atingir o poder legislativo em todo Brasil.

(2) Gestão e Negócios
Várias empresas associadas são micro e pequenas. Vamos criar atividades formativas para que sigam crescendo através de programas de formação continuada e estratégias de cooperação.

3 – QUAIS os 2 principais atrativos que a Abracerva deveria oferecer aos seus associados como forma de promover engajamento dos mesmos com a associação?

Chapa 1-Colegiado Cervejeiro
Fortalecer as relações comerciais entre os associados, criado um grupo para indicações, por exemplo: preciso de um fornecedor de rótulos, ai os associados indicam uns aos outros quem presta esse tipo de serviço já deixando um feedback.

Outro projeto importante que temos é criar um clube de benefícios , seja com descontos para aquisição de insumos pelas cervejarias, seja pela venda dos produtos dessa cervejaria para os associado e por ai vai.

Ainda achamos que a parte de eventos/concursos podem ser mais explorados entre outros assuntos.

Chapa 2-Maturação
Inspirados na Brewers Association, dos EUA, e em outras associações setoriais brasileiras, vamos criar sólido programa de benefícios que permita que o associado mais do que recupere seu investimento em anuidade ao acessar atividades e ferramentas oferecidas.

Adicionalmente, através de campanhas e eventos, nacionais ou regionais, buscaremos maior visibilidade do produto cerveja artesanal, para produzir incrementos mensuráveis em suas vendas.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas