As cervejas “carros-chefe” (flagship em inglês) de algumas cervejarias tradicionais americanas tem caído em vendas com a tendência cada vez mais forte do público apenas procurar por lançamentos e tendências. A característica “promíscua” do consumidor de cervejas artesanais contemporâneo de focar apenas em novidades, está ameaçando os rótulos que “pagam as contas” de algumas marcas.
Esses rótulos clássicos (alguns datam do final dos anos 1970) como Sierra Nevada Pale Ale, têm importância histórica por terem ajudado a formar o mercado americano e tem lutado arduamente para permanecerem dentro de um mercado onde algumas cervejarias nem sequer possuem uma cerveja de referência.
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O renomado jornalista e escritor Stephen Beaumont, autor de 13 livros sobre cerveja, decidiu dar início a uma campanha de valorização destas cervejas que ajudaram a construir o mercado artesanal chamada #FlagshipFebruary, numa celebração por todo o mês de fevereiro de cervejas emblemáticas.
Alguns pontos de venda nos Estados Unidos tem se comprometido a destinar durante o mês espaço em suas torneiras para rótulos tradicionais como a Sierra Nevada Pale, Samuel Adams Boston Lager, Anchor Brewing Steam e New Belgium Fat Tire.
“Uma cerveja por ser nova não necessariamente é boa e eu na minha vida pessoal tenho voltado cada vez mais a investir nas boas cervejas ao invés de algumas novidades desconhecidas. É claro, que como um escritor focado em lançamentos tenho alguma culpa relacionada com a situação atual, então eu acho que isso faz parte da minha penitência” declarou em tom bem humorado o autor num artigo da Forbes sobre o assunto.