Garrett Oliver se une a várias cervejarias para promover uso de grão ancestral africano na cerveja

Imagem: Brooklyn Brewery

Celebrando os 30 anos de Garret Oliver como cervejeiro, um projeto mundial une diferentes cervejarias para mostrar o potencial de um grão africano

O renomado mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, Garrett Oliver está celebrando seu trigésimo ano de trabalho na cervejaria com um projeto internacional para promover o valor de um grão ancestral africano na produção de cerveja.

O fonio, o cereal para o qual Garret deseja chamar a atenção, é ambientalmente sustentável, resistente a climas adversos, cultivado por pequenos agricultores africanos e produz cerveja com sabor maravilhoso, de acordo com o cervejeiro.

O fonio é cultivado na África há mais de 5.000 anos, o continente que é também o lar original da cerveja é uma forma de vínculo com com a origem da bebida.

Também conhecido como iburura e acha, o antigo grão nativo da África Ocidental e frequentemente considerado o cereal cultivado mais antigo do continente, há muito é apreciado nas regiões montanhosas de Burkina Faso, Guiné, Senegal, Mali e Nigéria.


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Necessitando de quase nenhuma entrada para seu cultivo, o fonio é geralmente considerado um grão preparado para enfrentar a crise climática, em solos deficientes em nutrientes ou condições de seca.

Chamado de “Brewing for Impact” o projeto que comemora o 30º aniversário de Garrett Oliver na Brooklyn Brewery, é uma iniciativa que celebra a sua influência duradoura enquanto embarca numa exploração colaborativa com sete cervejeiras de todo o mundo para destacar o grão ancestral africano, e o seu potencial uso na produção cervejeira.

O fonio na cerveja é pesquisado por Garrett Oliver desde 2019

O interesse cervejeiro de Garrett pelo fonio começou em 2019, inspirado por uma palestra TED do chef senegalês Pierre Thiam. O restaurante pioneiro do Chef Thiam, Yolélé, desempenhou um papel fundamental na introdução do fonio no mundo ocidental.

O fonio prospera no solo pobre em nutrientes perto do deserto do Sahel, onde outras culturas muitas vezes falham, crescendo sem fertilizantes ou pesticidas para produzir um grão excepcionalmente delicioso. Impulsiona os cultivos agrícolas familiares da região, em grande parte propriedade de mulheres, e apoia a regeneração do solo que dá retorno a outras culturas.

“De certa forma, Brewing For Impact é o trabalho mais importante que já fiz. Se o que começamos realmente se consolidar na indústria, esperamos começar a ver uma utilização mais ampla de um grão que não necessita de irrigação, fertilizantes, pesticidas ou outros insumos químicos. Também apoia a regeneração do solo, ao mesmo tempo que proporciona uma fonte vital de rendimento às pequenas produções agrícolas, que são predominantemente lideradas por mulheres – ao mesmo tempo que produz cervejas realmente fantásticas.” comentou Garret sobre a iniciativa.

O mestre-cervejeiro se uniu a sete cervejarias de diferentes locais do mundo para lançar cervejas de edição limitada ao longo de 2024, todas apresentando as qualidades notáveis ​​e o potencial do fonio para impulsionar mudanças positivas no mundo. As cervejarias incluem velhos camaradas, novos amigos que embarcaram na iniciativa:

  • Maison Kalao
    Dakar, Senegal
    Lançamento em abril de 2024
    Inspirado no trabalho inicial de Garrett com fonio, o fundador da Maison Kalao, Raphaël Hilarion, criou sua própria linha de cervejas fonio para trazer mais consciência ao grão em sua terra natal. Ele e Garrett colaboraram na Brooklyn A Dakar Pilsner para criar uma cerveja fonio-forward que é deliciosamente refrescante e perfeita para o clima senegalês.
  • Thornbridge Brewery
    Bakewell, Derbyshire, Reino Unido
    Lançamento em maio de 2024
    Garrett se apaixonou pela cerveja pela primeira vez em pubs, bebendo litros da tradicional cerveja de barril britânica. Ele e a equipe Thornbridge, liderada pelo cervejeiro-chefe Rob Lovatt, combinarão tradição, inovação e mais de 15 anos de amizade para produzir uma cerveja a base de fonio.
  • Omnipollo
    Estocolmo, Suécia
    Lançamento em junho de 2024
    Quando o cervejeiro Henok Fentie e o artista Karl Grandin fundaram a Omnipollo, eles compartilhavam um amor comum pela Brooklyn Brewery: Henok foi profundamente inspirado pela Black Chocolate Stout de Garrett, e Karl reverenciava o trabalho de Milton Glaser, o renomado designer por trás nosso logotipo. Agora Garrett e a equipe Omnipollo irão reimaginar a receita original com o sabor notável do fonio para criar a Blacker Chocolate Stout, destacando a versatilidade e o crescimento sustentável do supergrão.
  • Carlsberg
    Copenhagen, Dinamarca
    Lançamento em julho de 2024
    Carlsberg é uma das cervejas mais reconhecidas no mundo – e amiga de longa data e co-conspiradora de Garrett e de toda a equipe do Brooklyn. Juntamente com Garrett, eles criarão uma cerveja 100% fonio para mostrar práticas cervejeiras sustentáveis ​​e explorar o potencial do fonio em novas fronteiras da cerveja.
  • Russian River Brewery
    Santa Rosa, Califórnia, Estados Unidos
    Lançamento em agosto de 2024
    Os proprietários da Russian River Brewery, Vinnie e Natalie Cilurzo, são amigos e colaboradores de longa data de Garrett. Eles criarão uma blonde ale belga para celebrar o fonio, seu compromisso comum com a excelência e práticas cervejeiras sustentáveis.
  • Brooklyn Brewery
    Brooklyn, Nova York, Estados Unidos
    Lançamento em setembro de 2024
    Não é uma turnê mundial sem uma parada em sua cidade natal. Garrett e a equipe da Brooklyn Brewery se basearão em seus experimentos anteriores com fonio para criar uma nova e saborosa pale ale para incorporar o espírito Brewing For Impact e continuar inovando com o supergrão.
  • Jing-A Brewing Co.
    Pequim, China
    Lançamento em outubro de 2024
    Jing-A é um porta-estandarte do crescente cenário cervejeiro de Pequim e uma das bases de Garrett quando ele viaja para a China. Garrett e a equipe Jing-A, liderada pelos fundadores Kris Li e Alex Acker, darão um toque fonio ao clássico estilo West Coast IPA e o lançarão bem a tempo para o marco 8×8 Festival da Jing-A, uma reunião de cervejeiros locais e internacionais para colaborar e celebrar.
  • Guinness
    EUA e Irlanda
    , lançamento em novembro de 2024

    A Guinness é conhecida por sua profunda história na Irlanda e na África – e também é uma das cervejas favoritas de longa data de Garrett. Eles produzirão a Guinness Fonio Stout, um toque inovador em um dos estilos mais reverenciados da Guinness.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.