AB InBev apostará em IPA com álcool e calorias reduzidos da Goose Island nos EUA em 2020

Batizada de So-Lo a nova IPA de baixas calorias da Goose Island teve lançamento teste em Chicago e receberá investimento milionário para para ter alcance nacional.

Visando atingir uma faixa de público crescente norte-americano focado em hábitos de vida saudáveis e que procura reduções de álcool e calorias na dieta, a AB Inbev anunciou recentemente o investimento na recém lançada Goose Island So-Lo.

A cerveja apresenta 3% de teor alcoólico e 98 calorias por lata de 355 ml e foi lançada de modo experimental na terra natal da cervejaria Chicago, onde recebeu boa aceitação em importantes canais de varejo. A lata da So-Lo destaca o tradicional ganso da marca ni fundo da lata num tom azul.

O bom desempenho fez o gerente do Brewers Collective, divisão de artesanais da gigante, Marcelo “Mika” Michaelis declarar que o novo rótulo receberá investimento de alguns milhões para uma expansão nacional segundo o site Brewbound.

A So-Lo chamou a atenção dos executivos da AB Inbev pelo bom ritmo de vendas sem um considerável investimento de marketing, sendo uma das cervejas de maior crescimento em vendas de varejos importantes em Chicago para a multinacional.

Segundo o anúncio da Goose Island no twitter ao apresentar a nova cerveja, a So-Lo é uma IPA encorpada, muito aromática com notas cítricas e herbais e um agradável e equilibrado amargor.

O posicionamento de preço do novo rótulo ficou próximo da Goose Island IPA. O marketing da So-Lo focará em “100% IPA com 98 calorias”.

Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos diversas cervejarias estão investindo em conquistar uma faixa crescente do público formado por pessoas com maiores preocupações de manutenção de hábitos de vida saudáveis, que as leva a reduzir o consumo de álcool.

Leia também:Dádiva investe no mercado sem álcool com lançamento de golden ale

Em fevereiro deste ano essa tendência levou a tradicional Sierra Nevada a adquirir a cervejaria Sufferfest que foca na associação de sua marca com cervejas de baixos teores voltadas para um público que investe em atividades físicas.

Outra marca da AB Inbev que cresce em mercado com a associação com vida saudável, mas fora do segmento artesanal, é a Michelob Ultra que ultrapassou recentemente a Budweiser em faturamento de vendas no país, apelando para o perfil de consumo de bebedores de cerveja que cultivam dieta e atividade física.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.